Páginas

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Vaidades necessárias


Sempre fui um pouco vaidosa. Não daquelas que vivem no salão, mas das que em casa mesmo sempre cuida das unhas, tenta manter os cabelos contidos (porque se deixar in natura viro na Elba Ramalho) e passa creme por tudo. Agora então... cada banho é uma sessão! Estou tentando manter a rotina de hidratação para depois não me culpar pelas possíveis estrias que surgirem - já que o peso não tem sido fácil de controlar :-(

Algumas vaidades são necessárias durante a gestação e uma delas é com a pele. A começar pelo filtro solar. Lembram que eu tinha aquelas alergias no rosto desde o primeiro mês? Agora sumiram, finalmente! Estou há duas semanas sem sentir a coceira, sem descamar e sem ter feridinhas na face (thanks God!). Mas logo no começo fui ao dermatologista tentar conter a coisa. Ele disse que não havia nada a se fazer, no entanto me receitou um protetor solar mara. Eu estava usando o fator 30 da Avon para pele facial, mas é super oleoso e aí surgiam espinhas e cravos sem fim. Graças ao Minesol Oil Control da ROC, a oleosidade sumiu e minha pele do rosto está protegida (ó, pareço garota propaganda dizendo assim né? rere). Até aqui, nadica de manchas a mais. Só as sardinhas que eu já tinha mesmo. O fator é 30 e funciona bem, mas é carinho viu? Custa uns R$ 70 o frasco de 50 gramas, mas rende bastante. Uma gotinha de nada cobre o rosto todo.

Meu kit gestação

 Protetor solar para o corpo, quando raramente tomo sol, é o Red Apple fator 30. Já tentei outras marcas populares, mas o Sundown me dá alergia, Anasol é muito oleoso, Copertone não foi tão eficiente. O Red vai bem...

Para hidratar o rosto e pescoço, continuo usando o Timewise da Mary Kay que já tem fator 15. Uso esse desde o início do ano e gosto bastante. Minhas amigas Juliana Alberti e Elaine Probst, aqui da Prefeitura, vendem. Custa em torno de R$ 60 e os 88 ml duram muito.

Já na barriga, quadris e seios, optei pelo Luciara, da Bayer. Bem consistente e sem cheiro, o creme previne estrias, hidrata e potencializa a elasticidade da pele (segundo a bula). Com 200 ml custa uns R$ 60 mas eu achei em promoção (2 pelo preço de 1) na Farmácia Flaring de Castro (ao lado do Banco do Brasil). Tenho gostado. A pele absorve bem, não fico besuntada e parece ser poderoso. Ouvi falar que alguns médicos até indicam. O meu só indica não engordar! rerere.

Casamento no final de semana
Antes de dormir passo também o óleo vegetal para gestantes da linha Mamãe e Bebê da Natura. Foi um presente delicioso da querida amiga Ana e da equipe do CBN Esporte. Mas aí é preciso colocar uma camisolinha antiga. Também ganhei do marido um óleo Paixão, daqueles baratinhos que a gente acha no mercado, que passo de vez em quando. Esse dá preguiça de passar porque demoooora pra pele absorver. Se tiver calor dá pra fritar um ovo na barriga!

Outro creme complementar que tenho usado nas pernas é o Hidratação Intensa da Cia da Natureza, disponível em farmácias também. É menos consistente e tem um cheirinho gostoso. Sou meio afrescalhada para cheiros, então sempre opto por odores amenos. Esse é mais baratinho: 300 ml custa R$ 21,50 na Farmácia Santana da Dr. Jorge, em Castro também.

Para braços, costas e mãos nada muito específico. Tenho a pele super seca e costumo usar dos cremes comuns mesmo, aqueles que ganho (amo ganhar cremes) das amigas. O do momento é de erva doce da linha Cuide-se Bem do O Boticário, presentinho da Day.

Quanto aos cabelos, nada além de xampu e os cremezinhos de sempre. Como não pude descolorir para fazer as mechas, minhas raízes já estão virando caules, de tão grandes!!! Daqui a pouco teremos tronco e folhas formados na cabeça! auhauha. Bom, por conta disso, surgiu uma certa oleosidade que não incomoda ainda. Mas descolorante mesmo, segundo o derma, só depois que parar de amamentar! Exagero ou não, prefiro não arriscar. Li que tinturas com amônia podem causar câncer nos bebês até os dois anos. Fico assim na moda, com um cabelo meio californiano! Metade loiro, metade castanho. rere


Liliana, Ju e Dani
Suplemento de ferro e ácido fólico

Gestação não combina com medicação. Felizmente não precisei de remédios até agora e evito até um paracetamol que é liberado em caso de dor de cabeça. E nem tenho dor de cabeça mesmo. As dores que começaram a aparecer agora são nas costas e quadris. Isso é inevitável, afinal minha coluna está se entortando para sustentar o peso extra e os ossos das minhas ancas estão se abrindo. Remédio mesmo só o combiron fólico que o doctor indicou desde o início. Um comprimido por dia do suplemento de ferro e ácido fólico! Ah o Kiko toma o mesmo e ele também não gosta.

A desgraça é o gosto horrível que sobe em seguida. Como diz a Juliana Nogueira (também gravidinha), gosto de óleo diesel. E é mesmo forte, às vezes lembra sangue. Mas é necessário para evitar anemia e ajudar no desenvolvimento de Joãozinho né? Outro ponto negativo do combiron é o resultado no final do processo. Além de prisão de ventre, o remedinho muda a consistência do cocô e a cor. Um desavisado acharia que se trata da produção de petróleo! kkkkk. Bem, não é tão grave. Dá para encarar. Procuro tomar minutinhos antes de dormir, porque assim evito sentir o gostinho subindo pela garganta.


23 semanas
Vamos às novidades da semana?

Minha barriga cresceu (que novidade!). O calção que usei sábado passado ontem não serviu. Alguns outros sintomas estão aparecendo e estou quase no terceiro trimestre, o mais pesado. As pintinhas da minha pele estão mais escuras, assim como as auréolas do peito.

Estou agora na 24ª semana e nesta fase, algumas mulheres sentem tonturas ao se levantar rapidamente, segundo os blogs especializados. Eu já senti isso numa loja abafada. É bem ruim. Pode ser a chamada hipotensão postural, uma queda na pressão que faz o sangue descer do cérebro rapidamente devido à força da gravidade.

Quanto aos pezinhos inchados, quero agradecer às amigas que me mandaram dicas pelo facebook. Bianca, vou tentar a drenagem linfática sim. Kelly, tô fazendo o escalda-pés mas ainda acho que a água gelada funciona melhor. Ju, meia compressora por enquanto não comprei, mas estou pensando.

Dos sintomas mais comuns, não tive ânsia, azia e nem dificuldade de digestão. Ainda não senti as câimbras nem o surgimento de veias varicosas e hemorróidas. Grande aumento do apetite? Opa! Este sim. E tô pesadinha. Infelizmente já aumentei quase 10 quilos e isso era tudo o que eu queria engordar na gravidez inteira. Vou ter de me controlar nos próximos três meses. 

Os sintomas emotivos do terceiro trimestre já chegaram: maior estabilidade emocional (yes!), com sentido mais amplo de aceitação da realidade de se estar grávida (uhu!) e períodos de distração e falta de concentração no que se está fazendo (normal né?).

Ao final do dia é pior
Ando mais bem-humorada e feliz com meu corpo. Eu já senti bastante saudade das calça-jeans, mas agora tô mais relax. Quase rolei de rir ao observar melhor meu umbigo outro dia. João pai também se divertiu. O bigão foi se desenrolando e agora chegou ao seu ponto final. Descobri que ele é aberto! Muito estranho... tem um buraquinho bem lá no meio e dá a impressão de que a gente vai enxergar por dentro da barriga se olhar bem pertinho. Ainda não saltou para fora, como pode acontecer. Mas tá super engraçado.

Outra coisa engraçada é que eu perdi a noção do meu tamanho. Volta e meia vou tentar passar por trás de uma cadeira no restaurante e me aperto toda. Esbarro nas coisas quando calculo erroneamente o espaço.


Como está meu bebê?

Saberemos com detalhes no ultrassom morfológico desta semana, mas já sei das transformações que continuam acontecendo com meu principezinho. Ele está ganhando peso e os pulmões começaram a produzir o surfactante, substância responsável por garantir que ele consiga respirar sem problemas nos primeiros momentos fora da barriga. A esta altura ele já chupa o dedinho e franze a testa, que fooofooo!!!


Olha que bacana esse vídeo sobre as transformações dessa fase da gestação. É um curso para gestantes, super recomendo:


 Enxoval

Tá na hora né? Já estou ficando preocupada por não ter providenciado nada e quero ver se agora no recesso saio às compras das coisas que preciso pro bebê. Não vai ser muita coisa porque tenho horrores de roupinhas que ganhei. No final de semana aproveitei para lavar uma boa parte e passar tudo. Quase enverguei de dor nas costas depois disso, mas quis fazer eu mesma para curtir essa etapa. Outros afazeres da casa tenho deixado por conta da minha secretária Rose mesmo. Por hoje é isto amores. Sei que me prolongo demais, mas é tão gostoso viver tudo isso que não quero poupá-las dos detalhes. Beijoooo, Manu.

Cheirinho de bebê

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta aí que a mamãe fica faceira! E volte sempre, a casa é sua! :-) Ou me mande um e-mail: emanoellew@gmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...