Páginas

quinta-feira, 22 de março de 2012

39ª semana e uma certeza: ele está chegando!

38 semanas completas agora
"Bom dia meu filho. Será que você vem hoje?". Essas são minhas primeiras palavras quando acordo todos os dias nesta última semana. E a pergunta é constante. A barriga endurece, ele mexe mais forte e faz uma 'esquina', um 'canto', me deixa quadrada, logo volta ao normal e eu já me pergunto: "isto é uma contração?", "está chegando a hora?"

São contrações sim, mas as de Braxton-Kicks, ou contrações de treinamento, bastante comuns nos últimos meses de gestação e muito frequentes em mim, especialmente nos últimos dias. Ontem eu sentia a cada 10, 15 minutos e até cheguei a pensar que fossem os sinais da chegada hora. Mas não. A mãe, Day e o Mateuzinho (cunhada e sobrinho) passaram a tarde comigo, ficaram também na maior expectativa e, na sabedoria popular reproduzida pela mãe, os sinais podem ser apenas motivados pela 'força da lua'. Isso porque ontem chegava a lua nova e "os meninos gostam de nascer na nova", de acordo com dona Raquel. Os médicos não costumam admitir, mas a lua tem força sim sobre, entre muitas coisas, a gestação! Eu creio.


Só que meu menino já não quis saber da lua nova e resolveu ficar aqui dentro mesmo, me fazendo esperar pelo momento certo. E eu nem estou ansiosa, imagina. Ainda tenho bastante cabelo para arrancar, fica tranquilo meu filho, rererere. Sei que quanto mais tempo ele ficar, até dia 30 (meu novo prazo máximo - estabeleço um novo prazo a cada semana, ririri), melhor vai ser porque ele precisa ganhar peso. Porém, a espera e a sensação de que pode ser a qualquer momento são lancinantes para os nervos. 

A mãe acredita na força da lua... eu não duvido!


À flor da pele

Ah os nervos... Nunca fui a pessoinha mais controlada do mundo, mais tranquila, mais serena... Tentei me conter durante toooooda a gravidez... Mas agora tá difícil viu? Ontem amanheci chorona e descontei tudo no pai do Joãozinho, "porque ele não me dá atenção, não gosta mais de mim, não se importa comigo, porque estou horrorosa, ele deve ter outra" e assim por diante. Puro ataque de insegurança e melodrama para chamar a atenção. E olha que não sou dessas coisas. Mas ontem fui. Passou rápido, felizmente o relacionamento sobreviveu (desculpa aí amor).


Também me acabei de chorar ouvindo músicas e assistindo a videozinhos sobre gestação. E nem eram vídeos emocionantes, apenas coisas do tipo "como trocar as fraldas do bebê". E eu me derramando em lágrimas. É assim mesmo. Os hormônios piraram e me deixaram de cara ainda mais inchada de tanto chorar. Mas bastou minhas visitas chegarem para eu ter uma tarde deliciosa.

Site interessante

Fica a dica: este Curso de Gestantes da Abril é bem bacana:

Aula 14: Os sinais do parto




Aula 17: A troca de fraldas



Aula 18: O banho do bebê

Aula 19: A amamentação


'Book' da gestante

A Day é que tirou as demais fotos!

A Day me fez a grande gentileza de tirar zilhões de fotos da minha barriga. Eu adorei, porque apesar de ter a câmera sempre por perto, o João não gosta muito de fotografar e eu sempre achei que tenho pouca foto da gestação (exagero meu, eu sei, mas adoooooro foto, ainda mais agora). Então aproveitei e coloquei a pança pra fora para aproveitar os cliques da cunhadinha. Observação importante: esta é provavelmente a única fase da minha vida em que faço poses com o umbigo à mostra. Antes e depois, vocês dificilmente verão minha barriga num registro qualquer. rererere.

Arrumação

A expectativa pela chegada também me deu uma energia grande, um pique, vontade de arrumar tudo logo e não deixar nada esperando. Por isso lavei roupa, limpei algumas coisas da casa, passei a rouparada e arrumei a malinha do bebê! Até que enfim né? No internamento da semana passada até levei a malinha pro hospital, mas como arrumei às pressas, ficou tudo errado. Tinha umas 15 toalhinhas de boca e dois mijõezinhos. rerere. Agora não... Coloquei as mudinhas para cada troca de roupa em pacotinhos separados, etiquetados e deixei na malinha somente aquilo que realmente é necessário. Agora falta terminar de limpar a casa de novo (hoje ainda, tô me enrolando) e ajeitar malas para mim e para o papai.

Relaxar, é possível?

A cama tem sido meu lar
Nesse tempo todo estou tentando me distrair e parei de ler um pouco o livro sobre gestação para não ficar com o pensamento monotomático. Então estou lendo a biografia do Keith Richards e resolvendo problemas de Sudoku (isso, aquele joguinho de números japonês). Também tenho feito bolo e me distraído na cozinha. Depois de comer todo meu ovo de Páscoa em duas sentadas, abri uma lata de leite Moça e mamei até a metade. Não me condene! É tudo culpa da ansiedade. rararara.

Sobre a amamentação

Teve um tema, entretanto, que me fez parar para estudar mais um pouquinho. A amamentação. Não me preocupei com isso até aqui. Meus peitos só inflaram no começo da gravidez e depois do quarto mês até murcharam um pouco. Não sinto nada de diferente neles e também não me ocupei de preocupação. Sempre pensei que quando chegar a hora, meu bezerrinho vai se dependurar aqui e eu vou ter um montão de leite. Será? Dei uma olhada pela internet e vi que nem sempre é tão simples assim. Então, estou me preparando para fazer exercícios circulares e 'incentivar' a produção. Tomara que dê tudo certo.

"Diga oi pro priminho"

Sobre o parto

Ah e quanto ao parto? Vocês já sabem que eu morro de medo né? Dos dois tipos de parto. Mas agora que estou super pesada (15 quilos a mais até aqui) e querendo ver logo meu filhote, fiquei menos apavorada. Continuo determinada a esperar pela hora que ele quiser nascer e a enfrentar as dores. Fácil para mim, porque sei que meu obstetra toparia uma cesária no ato se eu reclamasse demais de dor. Mas quero tentar o parto vaginal por suas vantagens. Estamos nesse planeta há tanto tempo e a maioria das mulheres que nos precederam antes de inventarem o procedimento cirúrgico sobreviveu às bendidas dores - quero acreditar que sou capaz. Mas se eu não me julgar forte assim quando as contrações chegarem, podem confiar: choro pro doctor. rerere.

Ah, lembram do blog do Memezinho da Mamãe, que indiquei outro dia? Então, ele tem uma sessão inteira sobre o doutor ObsTRETA, que defende a todo custo o parto cesária. Separei alguns memes. Dá uma olhada que sarro:










Divertido não? Mas preciso defender meu obstetra. Dr. Luiz Antonio tem mais de 20 anos de experiência e até me parece ser chegado a um parto cirúrgico, no entanto em nenhum momento me pressionou. Pelo contrário. Ele me auxilia na decisão de tentar o natural e me tranquiliza sempre. Uma das coisas interessantes que descobri com ele é referente ao pagamento pelo plano de saúde ao médico. Juro que achei que eles ganhavam mais num parto.

Meu convênio paga R$ 400 ao médico pelo parto natural e R$ 350 pela cesária. E eu pensava que ele ganharia mais na cirurgia. Por outro lado, para os médicos a cirurgia pode ser mais cômoda porque eles não precisam ficar 12 ou mais horas à disposição da gestante, esperando o momento certo. Agendam a melhor data, vão ao hospital e em uma hora estão de volta no consultório né? Bem, teremos consulta na segunda-feira, dia 26, e voltaremos ao tema (se até lá eu ainda estiver grávida né?).



Presentinhos

Ontem também recebemos a visita da família Martins Seidl. O tempo é uma bênção mesmo né? Eu morei com a Bianca na época da faculdade e depois, por um tempo, nossa amizade ficou abalada. Coisa de crianças, que éramos. Anos após, tive a grande oportunidade de conviver com a Bi de novo no trabalho. Fomos colegas no Página Um e retomamos um grande amor de amigas. Tive o privilégio de ir ao seu casamento com nosso colega de turma Eduardo, hoje bombeiro. E agora tenho a honra de tê-la como uma irmã. O melhor: ela mora aqui em PG! Eles vieram pra uma pizza e trouxeram seu pequeno Bernardo, uma gracinha de menino. São uma família linda. Ganhei presentinhos dela, que tem uma boutique infantil (recomendo!): a Mimo Presentes.

Outros muitos mimos tenho recebido dos amigos e familiares. Isso tudo é uma delícia. Registrei algumas coisas.

Presente da tia Day
Da vó Sônia

Do papai (através da vó Sônia)

Da amiga do João, Luciane

Veio em forma de doce

Sem a embalagem fica assim. Fofo né?


Das avós

Ah o papai comprou um sling!

Boutique da Bi

Preciso registrar e agradecer aqui também o enorme carinho que tenho recebido dos amigos de facebook. Até gente com quem quase não convivo está presente lá, em cada post meu, desejando uma boa hora, mandando oração, trazendo boas energias pra gente e vivendo a expectativa comigo. Que lindo isso! Que coisa boa termos hoje este espaço de relacionamento.Obrigada mesmo! Vocês me fazem muito bem e me ajudam a enfrentar esta agonia gostosa da espera.

Entro hoje na 39ª semana de gestação e isto implica em dizer que o prazo está acabando. Finalmente está chegando o momento de sentir meu filho nos meus braços, de ouvir sua voz e alisar seu cabelinho. Estou pronta, meu amor! Pode vir. E pode ficar mais, se preferir. Mamãe espera. 

Um beijo pra vocês que chegaram até aqui na leitura. Tô com tempo, então já viu... escrevo mais que falo. rerere.

Para encerrar, videozinho divertido que a Fran Meira dedicou pro papai João Alcione. Já posso até ver a cena... :-) "Porque o pai não deveria entrar na sala de parto"



Até breve.

8 comentários:

  1. oiê....
    Entao so tenho a te desejar tudo de bom pra vc pro João...que estamos te esperando lindo ...
    Deus te abençõe estamos rezando por vc bjs sabe que te adoro ...
    att
    grande Abraço...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada princesinha! Também te adoro! Um beijo

      Excluir
  2. Izabelli Locatelli22 de março de 2012 16:54

    Parabéns,logo logo vc estará ainda mais radiante com teu principe nos braços.
    Muitas felicidades para o casal e que o
    João Augusto seja mais que bem-vindo!

    ResponderExcluir
  3. Sou gestante também! Acompanho seu blog desde que a Fabi Guedes RT um tt seu. Sou de Carambei e estou com quase 34 semanas... Minha médica admite a influência da lua sim... Segundo ela, todos os dias nascem bebês mas na troca de lua nascem muito mais! De qualquer forma, o seu pelo jeito vai esperar mais um pouco... Tenha uma boa hora!!!um beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina que legal!!! Obrigada pela companhia. Agora quero novidades suas também! rerere. Que Deus nos permita uma boa hora e que nos ensine a ser mães né? Para que sejamos bons exemplos. Um beijo e bota foto do barrigão nalgum lugar pra gente ver! :-)

      Excluir
  4. Olá. Cada vez mais pertinho, logo logo ele está chegando!!
    E tira mta foto viu, eu quase não tirei e dá uma saudade depois.
    Sobre o parto, meu médico tbm foi o Dr. Luiz Antonio. Os dois normais, rapidinhos, esse médico é muito calmo, passa uma tranquilidade, ele é um amor de pessoa. Ainda mais que meus partos foram muito rápidos, ele brincava q era perigoso eu parir antes de chegar no hospital rsrsrs.
    Boa semana querida! E calma, na hora certa esse bebê chegará. Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline... O Dr. é um amor mesmo né? Às vezes preciso de um tradutor para entender o que ele resmunga, rerere, mas é sempre super bem humorado e calmo. Vou rezar pra ter partos rápidos como você viu? É meu sonho. Se Deus quiser vai ser. Obrigada pela força. Um beijo.

      Excluir

Comenta aí que a mamãe fica faceira! E volte sempre, a casa é sua! :-) Ou me mande um e-mail: emanoellew@gmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...