Páginas

quinta-feira, 1 de março de 2012

Até breve, Tibagi!




Despedida. Mais uma vez! Este já deve ser o quarto post sobre uma despedida que faço aqui né? Acho que vocês já acostumaram a me ver dizer tchau desde o início da gravidez. Mas desta vez é um até breve e pelo melhor motivo do mundo: preparar tudo para receber meu pequeno que está na portinha já... Domingo a gente se muda daqui.

Mas nao é sem dor no coração que nesta semana me despeço de Tibagi e especialmente de alguns (muitos) tibagianos. Sentirei muitas saudades dessa cidade maravilhosa que me acolheu tão bem. Tenho sentido nos últimos dias uma emoção parecida com a que tive na semana de despedida de Mafra, há alguns anos, quando minhas amigas amadas (e eternas) me fizeram inúmeras surpresas para marcar a partida. Hoje em Tibagi foi meu primeiro dia de licença-maternidade e provavelmente um dos poucos em que passei sozinha dentro de casa enquanto vivi aqui. Isso porque este povo é animado viu?

Disse aos amigos que me fizeram uma surpresinha de despedida no Palácio (do Diamante, sede da Prefeitura) que nunca me senti solitária aqui e isso é fato! São dois anos e meio morando sozinha, mas nunca solitária. Já na primeira semana 'eles' invadiram minha casa, fizeram uma baita festança e mostraram que animação não falta para quem estiver disposto a ser feliz aqui. E eu estava! Tanto que na primeira festa vibramos até com a presença da PM que pedia para diminuirmos a bagunça (ai que vergonha! rerere).

Depois dessa vieram tantas festas, tantas reuniões, tantos jantares, tantas viagens... Aquele filminho de restrospectiva que a gente faz na hora da mudança dura horas se eu parar para lembrar das centenas de vezes que a turminha toda se uniu a trabalho ou a bagunça mesmo. O que marca é a alegria. Não é a toa que aqui acontece o melhor Carnaval do interior do Paraná. Festa é com os tibagianos!


Tibagi é uma cidade linda e confesso que quando mudei para cá não imaginava o quanto esse povo ama sua terra e valoriza suas belezas naturais, sua cultura, seu estilo de vida pacato, tranquilo. Se todos os cidadãos fossem como os tibagianos, apaixonados por seu município, as cidades seriam diferentes. Aqui o povo gosta de cuidar do patrimônio material e imaterial. São pessoas que quando viajam, enchem os pulmões para afirmar em todo canto que são tibagianos, da melhor cidadezinha do Brasil.

Para mim é mesmo a melhor cidadezinha! Além de linda, com seu centro cravado de riquezas históricas, é cercada pelo maravilhoso Rio Tibagi que todo mundo deveria conhecer de perto sobre um barco de rafting. Já na minha primeira semana aqui tive a honra de fazer um rafting com os bombeiros em treinamento. Foi adrenalina pura, que se repetiu muitas vezes.

As cachoeiras e o canyon Guartelá, o sexto maior do mundo, também me encantam sempre. Eu já era apaixonada pelo canyon, vinha sempre, mas depois passei a tratar o lugar como se fosse meu também. É esse sentimento de pertencimento que faz toda a diferença. Embora algumas vezes eu tenha ouvido de gente bobinha que eu não deveria estar aqui "ocupando posto de trabalho que poderia ser de algum tibagiano", os amigos que abriram as portas de seus corações para mim jamais me permitiram que me sentisse uma visitante. Hoje sou tibagiana de coração, fiz família aqui e sempre voltarei visitar a terrinha onde um dia, se Deus quiser, retorno para viver a melhor idade. Seria fantástico!

Aprendi a amar e a defender essa cidade. Não era difícil falar bem do município em minhas matérias de assessoria e defender as pautas sobre as grandes vantagens de viver em Tibagi (cidade sustentável, ecológica, linda). Por conta do trabalho, tive de estudar muito sobre a história, a cultura e as tradições de Tibagi - coisas que me encantam profundamente.

Às vezes parece cidadezinha de novela sabe? Tipo uma Tubiacanga, onde todas as pessoas se conhecem, se importam umas com as outras, onde a política envolve de verdade as pessoas... E como envolve! Tibagi representou uma grande experiência nesse sentido para mim. Conheci de perto as entranhas da política e da politicagem. Nem tudo é alegria neste setor, mas o grande ensinamento é sobre perseverança e paciência... Na política, vence o mais persistente.

Tive a imensa alegria de retornar aos microfones de rádio. No Dia Internacional da Mulher, há dois anos, iniciei minha participação no Bom Dia Tibagi, todos os dias. A única coisa chata era ter de levantar cedo e nunca, jamais, poder faltar ou perder a hora. Mas o tempinho no ar compensava. É incrível como a rádio aproxima a gente das pessoas. 

 Ainda hoje no mercado encontrei um senhorzinho que me desejou 'uma boa hora', 'muita felicidade' e que 'eu retorne logo'. Como é gostoso sentir que pessoas que nunca vi antes gostam de mim, partilhavam sua rotina comigo... Foi um encanto e tomara que eu possa um dia voltar a trabalhar com rádio. É certamente o local onde me sinto mais à vontade nas várias áreas da minha profissão. O melhor de tudo é poder ajudar. Muita gente depende de um recadinho que a gente transmite ali... e é tão simples.

A Assessoria da Prefeitura me reservou ainda um período muito especial, de amadurecimento profissional. Como aprendi neste tempo! Trabalhei como uma louca, mas com prazer. Ao mesmo tempo em que olho para este período e penso que poderia ter feito mais e melhor, saio com orgulho do que deixei feito. Meu nome marca na história desta cidade com as mais de 1.500 matérias publicadas no site e de 150 reportagens de TV registradas. Espero, como acontece com todo registro jornalístico, que estes arquivos um dia ajudem a contar a história que testemunhei. 


Quanto à TV... foi um desafio e tanto! Reconheço que não tenho talento para fazer televisão, nunca tive e nem havia ainda me esforçado para ter. Mas aos poucos fui me apegando à câmera e ao microfone e em meio a muita diversão em cada expedição da nossa equipe, participei dos registros de momentos importantes que ficam na TV Diamante. A gente foi é muito corajoso de colocar este canal no ar! Acreditam que não tenho os arquivos? Preciso pedir umas cópias para assistir e rir muito quando estiver mais velha, com uma autocrítica menos maldosa... rerere. Hoje quando vejo me acho ridícula, mas fiz o que precisava ser feito. E valeu a pena!

A Assessoria me reservou experiências novas administrando redes sociais, fazendo boletins informativos por e-mail, por sms, para rádio... enfim, o trabalho por aqui foi multimídia e isso foi bastante interessante. Pude passear por várias áreas da comunicação e aprender a lidar com diferentes públicos. O pessoal da época da faculdade que abominava assessoria para defender um 'jornalismo de verdade' deveria experimentar isso tudo por um tempo, porque olha... é bacana!

Mas de todo o tempo ali, na penúltima salinha do segundo andar do Palácio, o que realmente fica para sempre é um carinho enorme pelos colegas de trabalho. Pessoal da rádio, pessoal todo do Palácio e em especial Christian (fotoman), Junior (webman), João Pedo (DJman), Zinho (pressaman, rere) e Peter (paupratodaobraman), a quem devo muito. Obrigada meninos, pela oportunidade de aprender com vocês, de crescermos juntos. Desculpa pelas vezes que descontei minhas impaciências em vocês e valeu pela temperança comigo! Felizmente levo daqui lembranças incríveis de companheirismo, parceria e união desta equipe. Além de muitas lembranças de palhaçadas, é claro! E taí o Chris que sempre me registrava nos momentos de grande imbecilidade e total falta de noção, né? rararara.

Não pode faltar também o agradecimento mais que especial àquele que me proporcionou tudo isso. Sinval Ferreira da Silva... Obrigada! Mais uma vez! A confiança que depositou em mim, a autonomia que me deu, a liberdade para criar e agir, o carinho e a compreensão com minhas limitações, a força que sempre passou... tudo isso são exemplos que pretendo seguir se um dia eu voltar a liderar uma equipe. Já disse e repito: aprendi a admirar sua força, sua coragem, sua determinação e o modo como procura manter unida sua 'companheirada'. Levo muito de você, do seu alto astral e otimismo comigo!

A toooooooodos os demais amigos que ganhei aqui (e não vou citar ninguém porque tenho receio de não ser justa e deixar minha memória trair meu coração) a minha eterna gratidão! Nas festas, nas sessões de julgamento de propostas de cassação, nas viagens de trabalho (Curitiba e PG tantas vezes, São Paulo, Bonito, Maringá...), nos eventos da Prefeitura, nos barezinhos, em minha casa, na casa de vocês e em todos os lugares em que partilhamos alegrias, angústias, tristezas e esperanças, em que trocamos confissões e assumimos nossos defeitos, em que projetamos sonhos e viajamos na maionese, em toda parte deixo um pedacinho de mim e do meu amor.

Espero por vocês em muitas outras aventuras e os terei sempre na lembrança, com carinho. Foi através de vocês que conheci meu João Alcione e aprendi a amá-lo. Peter, obrigada por fazer o João me pedir em namoro (rerere). Liliana, valeu por aturar minha choradeira toda vez que eu e meu marido brigávamos. E gente, obrigada por terem me acompanhado durante toda a gestação! Meu Joãozinho foi gerado aqui, na melhor cidadezinha do Brasil, e já tomou água do Rio Tibagi pelo cordão umbilical, então há de voltar!

Joãozinho saberá o quanto a mamãe amou viver aqui e certamente vai olhar para este pontinho do mapa com curiosidade e carinho. Enquanto isso, aguardo a visita de vocês ali, em Pegê, bem pertinho porque temos a 'Traaaaansbrasiliana' asfaltada (quem é daqui entende, rere) e muitos outros acessos fáceis :-)

Um beijo enorme, Tibagi!

Manu

16 comentários:

  1. Minha querida comadre, vc sempre me emociona com suas belas palavras, vc sabe traduzir os sentimentos em belos textos... to me acabando por aqui, pq daqui há alguns dias ou meses talvez, serei eu a sentir o gosto da despedida. Seja muito bem vinda na nossa PGcity e será ótimo ter vcs aqui bem perto. Sempre que precisar estarei ao seu lado! bjs Dani - Dinda

    ResponderExcluir
  2. É isso aí comadre! Nos esperem que Pegê vai ser sede das bagunças oficiais de Mr Joãozinho! :-)

    ResponderExcluir
  3. Manu, passou um filmimho com tudo isso... Hehe que legal... Ah, estavamos no shopping, eu, Pirikito, Carlinhos quando falamos ao João: - ela está esperando o pedido oficial... Ele: - mas nós já estamos namorando! Nós: - mas você já pediu? Ele: Não, mas nós já estamos.... Hehehe legal lembrar... Mais uma vez eternas felicidades... Vc já é uma legítima tibagiana... Abração - Peter

    ResponderExcluir
  4. Vou sentir muito a tua falta companheiro! Obrigada por tudo, mais uma vez!

    ResponderExcluir
  5. Manu... Falo por mim e acho que por muitos aí.
    A honra foi toda minha (nossa).
    Obrigado por partilhar uma parte da tua vida com a gente.
    Faço minhas grande parte das tuas palavras aí, já que não sou tibagiano de nascimento, mas já de coração.
    Boa sorte, menina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ô Jadir... teu conhecimento fez toda a diferença na excução dos meus trabalhos! Valeu por tudo e especialmente pela cordialidade de sempre. Um abração, querido!

      Excluir
  6. Obrigado, Sou grato pelo seu ensinamento, por tudo o que me fez passar.
    A amizade é um sentimento sublime, puro e verdadeiro, para possuí-la não é preciso ser rico nem pobre, ter posses ou não. A Amizade é um dom, sentimento nobre que une as pessoas, sinal de confiança integra e recíproca, sem ela não há humanidade, sem ela não há o mundo, pois tudo na vida se origina de uma amizade, mas ela exige um item muito importante, ela tem que ser verdadeira, caso contrário, não há amizade.
    Para você a minha gratidão e todo o meu carinho!
    Você é uma amiga especial...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Danguitchoooooo que lindo, que fofo! Que sensível da tua parte... Sem palavras para agradecer as tuas tão lindas palavras. Meu amigão do coração! Será para sempre viu? Conte comigo! Um abraço grande meu DJ preferido! Continue firme e forte, dedicado e super competente. Você merece ir muito muito muito longe ainda!

      Excluir
  7. A filha do polaco do ônibus da serra do apon é geniosa e é tambem uma grande profissional, como vivemos tanto tempo sem uma assessoria de imprensa?, quanto ajudou, quanto aprendemos, hoje não nos imaginamos sem esse departamento na Prefeitura. Até breve Manu
    Erli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Erli, é uma grande honra ter teu reconhecimento! Dá um entusiasmo grande e uma vontade de fazer mais e melhor! Obrigada por tudo viu? Especialmente por ter paciência com meus desabafos! rerere. Abração e fiquem todos com Deus!

      Excluir
  8. Queridoca...
    Foi um prazer enorme poder contar c vc e aprender tnt!! Nao estive tão perto qto gostaria, mas te agradeço pelo ombro amigo na pior hora pra mim e tb pela confiança q tnts vezes depositou em mim, ao sentar pra almoçar e debater os mais diversos assuntos! Como vc, sou tibagiana de coração e partilhamos do amor q Tibagi conquistou de nós!
    Volte logo, volte sempre, estaremos sempre aki pra vc e por vc!!
    Adri Martins

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adri... Também tenho muito a te agradecer pelas vezes que me emprestou seu ouvido para desabafos bem irritadinhos e pelas vezes que demos muita risada juntas. Valeu queridoca! Que Deus te proteja sempre. Beijinho

      Excluir
  9. Que legal me ver em várias fotos compartilhando ótimos momentos com vc, Manu! Vai fazer falta seu bom humor, sua alegria e profissionalismo... graças a vc aprendi muita coisa que em décadas de existência não sabia, hehehe! Vc é muito especial e brilhará onde for! Sorte e felicidades, amiga!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juuuuuu. Sabe qual a nossa conversa mais marcante? Na cozinha da casa da Lilian, quando falamos sobre gravidez, riscos depois de certa idade e outras coisinhas. Lembra? Foi dali que comecei a planejar meu bebê e me preparar para este momento que está tão pertinho. E felizmente nesse período você também teve a graça de encomendar o Pedrinho. Nunca vou esquecer que geramos nossos filhotes no mesmo tempo e partilhamos dos sintomas, das expectativas e tudo mais. Obrigada pela parceria, pela amizade e também pela paciência. Acho que quando eu tirava pra desabafar te deixava atormentada. rerere. Pedro e João são amiguinhos antes mesmo de nascer e se a gente se esforçar, serão próximos de verdade. Então não me esqueça tá? rerere. Apareeeeeeça! Beijão Ju!!!

      Excluir
  10. Oi Manu, estava vendo hoje o seu filme de fotos, quando me deparei com uma em que eu estava junto, fiquei e estou muito feliz. Você e a Juliana Nogueira são especiais pra mim. Bjos e abraços. Leri

    Obs: Boa Hora e mande noticias da chegada do João Augusto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leri querida! Você é uma pessoa especial, cheia de luz, que marca e muito minha vida em Tibagi viu? Gosto demais docê mulher! Obrigada pelo carinho. Te espero lá em casa.

      Excluir

Comenta aí que a mamãe fica faceira! E volte sempre, a casa é sua! :-) Ou me mande um e-mail: emanoellew@gmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...