Páginas

terça-feira, 24 de abril de 2012

A nova rotina e os truques da mamãe

Com 10 dias

Com 18 dias
Família em adaptação

 
Ele cresce feito abobrinha. De um dia para o outro já vejo um novo bebê dentro de casa. Agora bem mais fortinho, com bochechas rechonchudas, perninhas com dobrinhas e uma barriguinha linda de viver. Mas ainda é uma delícia ter ele no colo, não canso nunca.

Bem... na verdade... preciso admitir: canso sim! Não do colo, mas da maratona toda. Ando bem cansadinha (e bem feliz também). Meu lindo já tem 21 dias e esse período foi de reconhecimento e adaptação. Estou aprendendo sobre o que ele gosta e o que não gosta, quanto tempo leva em cada etapa (dormindo, acordado, mamando, fazendo manha) e tentando estabelecer uma rotina. Não que eu consiga... a rotina é ele quem determina e eu só entro na onda, rerere.

Sete horas por dia desse jeitinho aqui

No geral, meu filhote é super comportado. Em média, mama duas vezes de manhã, duas à tarde e três à noite. Às vezes mais. São 20 minutos em cada peito, mais intervalinho de arroto e mais a troca de fraldas: uma hora cheinha totalmente à disposição dele a cada mamada. Eu não tinha noção de que era tudo isso. Achava que era só pôr no peito e dar de mamar, sem imaginar quanto tempo isso durava. Passo pelo menos sete horas do dia com ele no colo e sem direito a fazer mais nada. Que queime a panela no fogão, que toque o telefone, que a roupa seque dentro da máquina, ou que molhe com a chuva no varal, que os dentes só sejam escovados depois, que o cabelo fique sem condicionador... Nada mais que o momentinho dele é prioridade na vida.

Por isso o tempo para aparecer por aqui quase não existe. Aproveito as terças-feiras porque é o dia que a Joana, minha nova auxiliar, vem faxinar pra mim. Nos outros dias, além do baby, tenho os afazeres domésticos e a preparação de quitutes para esperar as visitinhas. Tenho curtido ficar na cozinha, nas horas vagas. E tenho assistido muita coisa na TV também. Tento amamentar sempre no sofá da sala porque além de ser melhor pra postura também me força a ficar acordada. De madrugada pode ser um perigo dar o peito na cama. Tenho pavor da ideia de sufocá-lo.

Pelas madrugadas afora quase concluí um técnico no Telecurso 2000 até que assinamos TV e agora tenho uma porção de documentários, filminhos, séries e noticiários para assistir enquanto meu bezerrinho suga e suga. Amei um programa da GNT e recomendo! Chama-se 'Boas Vindas' e é sobre histórias de amor contempladas com a vinda de um bebê. Bem lindo! Está disponível no site do canal.

Agora, quanto à canseira, ela vem principalmente na madrugada. Já tinham me avisado e agora sei na prática o que significa ir dormir à meia-noite e levantar da cama as três da matina para passar uma hora todinha amamentando. Dá um sonão!!! Depois acordar as sete da manhã e não ter mais tempo para dormir. Raramente (acho que duas vezes apenas) consigo tirar um cochilo durante o dia. Seria formidável. Até para estar com uma carinha mais arrumadinha pro meu filho né?

Já ele dorme a maior parte do tempo, inclusive enquanto mama. Parece que foi picado pelo mosquito Tsé-tsé, riririri. Quando acorda é para pedir seu leitinho ou resmungar de dor de barriga. Felizmente não teve cólicas fortes, porém fazer cocô nem sempre é tranquilo pro meu picorrucho. Sempre tem uns dez minutinhos de manha quando precisa aliviar os punzinhos. E dá-lhe dimeticona em gotinhas na boquinha para ajudar. A careta que ele faz quando dou o remédio é liiiiiiiiiiiiinda demais. Ele detesta, cospe, faz bico e recomeça seu chorinho.

Detesto remédio!

"Ai ai ai"

Ah os chorinhos... São vários! Um para cada situação. O da dorzinha de barriga é o mais lindinho. Ele solta sonoros "ai ai ais". Parece gente grande, muito engraçadinho com sua sinfonia de ai ai ai, ai ai ai. Já quando a dor aperta mais, vêm os berros que me tiram a razão. Choro junto. Tento ninar forçando a chupeta na boca, viro de bruços, faço massagem com óleo e se nada mais resolver, taco no peito. É o momento sofrimento da mamãe porque quando ele está nervosinho mastiga o bico da mama. Dói muuuuuuuuuuuuito.

Outra estratégia é a ginástica. João pai já ficou craque na bicicletinha. Coloca o pequeno deitadinho e faz movimentos com as perninhas dele para ajudar a evacuar. Tudo com uma linda trilha sonora que nosso filho parece gostar. É mais ou menos assim: "Ela sai di saia, di bixiquetinha, uma mão vai no guidão, a ota tapa a calxinha". Juro! E pensar que passei nove meses separando músicas de ninar lindíssimas pro nosso filho, auhauauhauha.

Mas essa dor forte não é frequente. Acontece mais quando ele passa muito tempo acordado por conta do movimento. Finais de semana, quando temos mais visitas, por exemplo. O resto do tempo é um príncipe lindo e educado que faz tudo na horinha certa. Até o cocozinho é lindo. De um amarelo forte, com bolinhas e cheirinho doce. Bem como deve ser.

Vinte dias

Pediatra

O umbigo caiu no sétimo dia após o nascimento e depois sangrou um pouquinho. Fiquei assustada, mas a médica garantiu que é normal. Não será preciso cauterizar com nitrato de prata. Por falar em médica, preciso contar das nossas consultas. Tentamos marcar com a doutora Tyoko, super conhecida aqui. Mas ela não tinha horário e a primeira consulta deve ser feita antes do 10º dia, então optamos pelo doutor Marlus, da Clínica Infantus. Foi engraçado.

A gente ainda estava naquela primeira semana quando tudo é novidade demais e a insegurança é enorme. Super medrosos com tudo. Eu até que me virava bem, mas o João me questionava o tempo todo. "É assim mesmo? Pode dar banho depois de mamar? Mas não precisa passar pomada na bundinha? Chupeta não deixa os dentes tortos? E essa cabecinha mole assim é normal?", e assim por diante. Aí eu ficava em dúvida também.

Sentamos na frente do médico e ele teve a infeliz ideia de perguntar se tínhamos alguma dúvida. "Duzentas", respondi, tirando da bolsa o bloquinho de onde vieram (não duzentas, mas) umas trinta perguntas bem bobinhas do tipo "posso deixar ele dormindo de ladinho?" ou "quantas vezes por dia devemos trocar as fraldas?". Micão, king-kong total.

O médico se inclinou para trás na cadeira e foi respondendo uma a uma, com cara de quem não acreditava no que ouvia, auhauha. Pode sentir vergonha alheia, eu deixo! Mas aguarde quando chegar a sua vez, rarara. A gente fica bem piradinho e todo mundo dá tanto pitaco que a gente não sabe no que acreditar. Até que o médico teve paciência.

Das coisas que ouvi, o que mais gostei foi que eu deveria comer de tudo. "Continue se alimentando bem, como na gestação", disse ele me garantindo que nada faria mal pro bebê. Saí de lá direto pra tortinha de banana do MacDonalds. U-hu!

Mas tivemos uma ressalva: 'Observe o que você come. Se um dia comer feijão e ele tiver cólica, no outro não coma feijão. Se a dor persistir, é outra coisa que você comeu. No terceiro dia você saberá". Ô, querido, não dá pra passar um cardápio aí não? Você quer que meu filho sofra três dias até eu descobrir o que faz mal?

Pior que é bem assim mesmo. Cada criança reage de um jeito diferente e vou ter que descobrir aos poucos o que faz mal pra minha criancinha. Parte triste da história: descobri que chocolate faz mal pro leite do Joãozinho! :-(


Tirando a sessão 'perguntas idiotas' pro médico, a consulta seguiu com exame dos olhinhos, medição, peso... E ele cresceu. No nono dia já tinha 3.240 kg (Nasceu com 2.950 kg e saiu do hospital com 200 g a menos). Sexta passada, 18º dia, já eram 3.640 kg e 53 cm. Ele aumentou quase um quilo e seis centímetros em 18 dias!!! Tem fermento no leite.

Ia tudo muito bem até o João perguntar para qual telefone poderíamos ligar para consultá-lo em caso de emergência. Eu posso imaginar o que se passou na cabeça do médico para que ele respondesse que deveríamos consultar nosso convênio e sempre ligar no Hospital Geral Unimed, onde há pediatras de plantão 24 horas por dia. Hein??? O doutor não vai nos atender se a gente estiver precisando? Poxa, poxa... perdeu o cliente (ou ele ganhou de não nos ter como clientes, rerere). 

Persistimos então com a doutora japoneusa. E finalmente ela pôde nos atender. Fui cheia de dedos porque ouvi dizer que ela é super séria, que cobra bastante dos pais e fala "umas verdades bem na fuça" quando os pais merecem bronca. Mas que nada... Ela foi um doce, super atenciosa, examinou nosso bebezinho dos pés à cabeça, tocou nele com carinho e esclareceu calmamente, com um sorriso no rosto, nossas dúvidas - bem poucas agora, afinal já são duas semanas e a gente ficou mais experiente, rerere. Ah, no final ela nos passou os telefones para contato em caso de urgência. Ganhou! A próxima consulta é dia 25 de maio.

Nesse intervalo levamos ele ao postinho para aplicar a vacina BCG (contra a tuberculose). Tadinho, chorou, claro. Mas não teve efeito colateral e segundo a médica, em 30 dias vai aparecer uma bolha, que vai inflamar no bracinho e depois formar ferida. Essa casquinha deixa a famosa cicatriz que todos temos no braço direito. Se não fizer a cicatriz, é preciso aplicar de novo. Lá vem mais 'ai ai ais' por aí. Veja calendário de vacinação

O interessante é que cada médico orienta de um jeito diferente. Tentei extrair dos dois os conselhos que funcionaram com a gente e pronto. A doutora também me mandou comer de tudo. Fui firme numa salada de brócolis e quem disse que meu piazinho conseguia dormir depois? Enfim, tô comendo geral, mas evitando alguns alimentos que já vi que não funcionam bem: café, chocolate, feijão, verduras (folhas verdes), refrigerantes e sucos artificiais. De resto, mando ver mesmo! Ainda mais que amamentar dá uma fomeeee.

Kit bebê

Álcool 70, talco líquido, Rinosoro, absorventes de seios, pomada antiassaduras, Tylenol, Espasmo Flatol, termômetro e adesivos em gel Mamare

O doutor mandou passar pomadinha para prevenir assadura, a doutora mandou usar óleo de girassol (aquele de cozinha mesmo) e maisena. Eu intercalo os dois para não contrariar ninguém. Ele mandou dar banho de sol todo dia e eu vinha dando até que ela me alertou sobre o perigo de câncer de pele e me recomendou fugir com ele pra sombra. Receitou vitamina D. Ambos receitaram paracetamol infantil (Tylenol) pra caso de dor e febre e dimeticona (EspasmoFlatol) para gases. Ele ainda receitou Rinosoro para descongestionar o nariz, talco líquido para as bolinhas que aparecem pelo corpo, óleo hidratante (o bebê descama totalmente na primeira semana, os cabelos caem e as unhas crescem muito rápido) e supositório de glicerina se ele ficar três dias sem defecar. Fico pensando que este coquetel nas mãos de uma mãe meio desorientada pode ser uma bomba...


E a mamãe...



E assim vão se passando meus dias como mãe de primeira viagem. Com o sono atrapalhado, mas cumprindo com determinação minhas funçõezinhas. Mesmo quando durmo, sonho com o bebê e outro dia até levantei com o maior cuidado do mundo carregando o travesseiro como se fosse o Joãozinho. João pai rolava de dar risada.

Quanto ao meu corpo, está aos poucos voltando ao normal. Ainda preciso perder uns cinco ou seis quilos e fazer essa barriguinha sumir. Mas já estou no lucro por não ter estrias e por enquanto permaneço de cinta compressora. Ah! É importante meninas: pode ser que seu obstetra diga para não usar a cinta... O meu disse... mas a gente se sente outra pessoa com ela. Pode acreditar. No baby center há os prós e contras da cinta. Na minha experiência, só prós. Além de afinar a silhueta (aumentar a autoestima), ela traz mais conforto e segurança. Quando vim de carro pra casa, de Castro para PG, sem cinta, achei que meus órgãos todos iam saltar do meu corpo, de tão molinha que eu estava. Tava tudo solto lá dentro e a sensação é horrorosa. Com a cinta, a impressão de malemolência da coisa toda é menor.

Quanto ao sangramento pós-parto, não é nada daquilo que eu estava esperando. Fui toda previnida e comprei pacotes de absorvente noturno, quase cheguei a comprar daqueles absorventes pós-operatórios na farmácia... Bobagem! Nos dois primeiros dias o sangramento é como uma menstruação. Depois disso, bem pouquinho. Tá durando bastante, aparece até agora, mas tão pouquinho que o absorvente diário, daquele bem pequenininho, dá conta. Disse a enfermeira que o médico usa um equipamento de sucção no útero depois da cesária e deixa tudo 'limpinho' lá por dentro. Deve ser isso.

Kit mamá: Conchas, sugador, biquinho de silicone, chupeta e dimeticona

Já as mamas precisam de cuidados especiais. Como contei anteriormente, meu terneirinho aqui, apesar de ter um bocão enorme, adora fazer biquinho e mamar apertado, mastigando o mamilo. Ele ainda não aprendeu a fazer a pegada ideal, quando o mamilo vai lá no céu da boca e os lábios acomodam quase toda a auréola (veja post sobre isso no baby center). A pega errada machuca e muito. O melhor remédio é tomar 15 minutinhos de sol toda manhã. Cicatriza muito rápido. Como a maioria das pomadas indicadas têm antibiótico e eu não quero passar isso pro meu filho, optei por usar um adesivo de gel que o obstetra indicou. Chama Mamare e é importado (quase R$ 60 o par, mas até que dura). Quando grudo aquilo no peito sinto de imediato uma sensação de 'refrescância'.

Para amamentar quando está muito dolorido, sigo a dica das enfermeiras da maternidade: uso o intermediário, um biquinho de silicone que protege o mamilo. Muito útil. Custou R$ 11.

Agora a produção de leite está mais controlada e já posso arriscar sair por aí sem levar outra roupa para trocar. Nos primeiros dias, quando o leite desce valendo, é tanto que a gente passa o dia azeda e acorda lavada à noite. Ajuda usar as conchas de plástico com reservatório. Além de manterem os bicos dos peitos úmidos e longe do contato com o sutiã, também esgotam as mamas e não deixam o leite empedrar. Tem em promoção na Fleming por R$ 15 o par. O problema é como esvaziar a concha enquanto se está amamentando. Eu adotei um pote (tuperware mesmo) ao meu lado. Ajudou e muito.

Ainda nos primeiros dias me vi obrigada a esgotar as mamas algumas vezes no dia para não ficar com os seios muito doloridos. Usei um esgotador simples, de plástico, manual, que custou só R$ 9. Na segunda semana já não precisava mais. Agora, para sair, uso absorventes descartáveis para seios. Coisa de R$ 10 a caixinha.
Almofada abençoada

Outra praticidade enorme na amamentação é a almofada apropriada para isso. Ganhei da comadre Dani e é uma maravilha. Em formato de lua crescente, ela encaixa sob o bebê e me permite repousar os braços, diminuindo o esforço e a tensão. Para finalizar, uma chupeta ortodôntica da Kuka, presente da comadre Rapha, nas horas de "ai ai ai" mais intenso. Senão o peito vira chupeta viu? Mas João Augusto, felizmente, não é o maior fã do bico e só pega pra se acalmar antes de dormir.


Chuá, chuá!!!


O banho é o momento mais gostoso do dia. Tão bom que as vezes dou dois num só dia. Ele adoooooooooora a água, fica com o olhão aberto, mexendo as perninhas e relaxa inteirinho. Para de chorar na hora seja qual tenha sido o motivo do berreiro. Volta a chorar quando tiro da água. Mas depois dorme como um anjinho. Por orientação da sogra, coloco um pouquinho de sal na água (uma pitadinha, não é pra virar banho de mar) e, de vez em quando, um saquinho de chá de camomila ou erva cidreira na banheira - dica da minha mãe.

O que ajuda e muito no banho é a redinha, aquele suporte pro corpinho do bebê. É uma beleza. A gente fica bem mais segura e o bebê bem mais relaxado. Foi presente da dinda Rapha também. A banheira com os pés, na altura apropriada, é uma bênção também (presente da tia Day). Já a tartaruguinha que você vê no vídeo é um termômetro especial para banheiras (R$ 12) e é bem bacana, porque nos primeiros banhos eu tinha receio de queimar o piá. O ideal é 38°.

Termômetro para banheira

Dorme neném

Miniberço

E finalmente, para o soninho, meu utensílio predileto nos cuidados com o João Augusto é o miniberço. Fez sucesso aqui viu? À noite coloco grudadinho na minha cama e posso cuidar dele de pertinho. Durante o dia, o bercinho que tem rodinhas vai para onde eu estiver. Se vou pro banho, coloco ele na porta do banheiro e posso ouvi-lo chorar. Agora mesmo ele está aqui do meu ladinho, enquanto escrevo. Além de tudo, é um charme. Super bonitinho.

O berço grande do bebê, que depois vira minicama, por enquanto funciona como trocador. Sobre isso é importante dizer que das fraldas que testei, a da Pampers ainda é a melhor mesmo. Não é a toa que é mais cara. Lenço umidecido só uso quando a gente sai de casa. No dia a dia, o melhor é algodão umidecido em água morna para limpar o bumbunzinho. Ainda passo álcool 70 no umbiguinho para limpeza.

Enfim... todas essas novidades agora fazem parte do meu cotidiano e eu adoro aprender a utilizá-las. Aos poucos estou entrando no ritmo do bebê e logo logo ficarei ninja nessas coisas, vocês vão ver. Por hoje já falei muito né? Espero poder voltar na próxima terça, ou até antes, se eu conseguir. Pretendo trazer as fotos de todas as visitinhas que nos honraram com sua presença. Em especial da bisavó Francisca, que tem 93 anos e há nove não saía de casa. Veio de Curitiba aqui só para conhecer este príncipe lindo e maravilhoso, que acaba de acordar e já vai começar com  a sessão ai ai ai.

Beijo meninos e meninas. E obrigada pelo carinho de todos nos comentários aqui e no face. É sempre uma delícia!!!









Só mais um pouquinho, pu favô!!!

9 comentários:

  1. Adorei Manu as fotos e o video do banho do Gugu
    beijosss
    Lu

    ResponderExcluir
  2. É,amiga... por mais que pesquisamos antes, a gente só vai aprender no dia-a-dia. O meu apavoramento diminuiu bastante, só ainda não consegui encarar as vacinas... nunca entro com o Pedro na hora da aplicação. As últimas foram 4 de uma só vez, 2 oral e 1 em cada perninha. A Tetravalente é a que tem que causar febre e foi a que mais me assustou. O Pedro chegou a ter 38,6 graus de febre e dá-lhe banho morno, toalha molhada, antitérmico e colinho. Foi dureza e ainda virão mais pela frente... Coração de mãe tem que ser forte!! Beijos e felicidades, Manu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai menina... que dozinho!!! Não tem como pular essa coisa da vacina? Pecado né? Meu pequeno hoje tá num ai ai ai desde a madrugada, tadinho. Mas essa fase passa logo. Sejamos fortes Ju! Saudades. Vi uma foto do Pedrinho no face, que foooofo! É a tua cara menina! Lindoooo

      Excluir
  3. OI manu tudo bem? Desculpa o intrometimento, mas nao resisti rsrsrs...
    Acompanho seu blog desde aquele concurso em q vc colocou sua foto no babycenter e deixou o link do blog...
    Tenho 21 anos, sou casada há 2, e tenho uma filhinha q vai fazer 1 aninho dia 09/05...
    Seu filho é lindão e vc é uma fofa viu!!!
    Só queria te dar algumas dicas...
    A gravidez ñ dura 9 meses, e sim 1 ano, pois ele ainda ñ sabe q nasceu, por isso ele precisa tanto d vc, mas p q ele ñ acostume d+ ao colo, coloque uma música relaxante, ou cante p ele, ou qd vc ver q ele ta nervoso ao inves d pegar no colo coloque do lado dle um radinho cm musica d bebe bem suave, eu ja ouvi falar q bebe se acalma cm mt facilidade qd vc deixa a maquina d lavar ligada ou o secador de cabelos, vi um video assim no youtube e assim q a mamae ligou o secador ele parou na hora...
    Estabeleça ja mesmo cm ele novinho uma rotina pra hora de dormir a noite, qd ele acordar de madrugada, ñ fale cm ele, faça o menos barulho possivel e acenda o qt menos de luz, cm o tempo ele vai se acostumar...desde sempre a minha rotina cm minha filha foi: um banho bem gostoso, relaxante e demorado, uma mamadeira bem reforçadinha(meu leite secou cm 1 mes e meio por isso a mamadeira) e um colinho bem aconchegante até ela pegar no sono, ñ da 10 minutos ela ja ta no berço...o banho eu dou a noite pq ela relaxa e vai a noite td, EU dou as 21:30 mas só pq se eu der mais cedo qd ela acordar ela ñ dorme mais; acredite, ela dorme a noite inteira, das 10 da noite até 7 da manha desde os dois meses e meio...
    Quanto as cólicas, aqui foi dificil, ia das 00:00 até 5 da manha td dia, mas passou cm 1 mes mais ou menos...
    Compre um potinho de funchicórea, é um pó rosinha, e passe nos seios antes de dar mama pra ele, e na chupeta, vc vai ver cmo ajuda...
    Pras assaduras nos seios compre uma pomada q tem na embalagem verde e rosa, eu usei, e a cicatrização é bem mais rapida, vc sente a diferença na mamada seguinte e ñ acaba tao rapido qt o mamare, acredite eu ja usei rsrsrs...
    Eu nao sei qt a vacina de 1 mes, mas tome cuidado cm a vacina de 2, 4 e 6 meses, pois da uma reação muito chata nos bbs, a minha bb nunca teve reação mas ficava enjoadinha, pois a coxinha fica dolorida, entao, qd for dar, de tylenol pra ele, as gotas sao de acordo cm o peso dle, se for 3 kg, é 3 gotas por exemplo...
    Bom, ja falei demais pro meu tamanho, vai ser capaz de vc nem ouvir metade do q eu disse por ñ me conhecer, mas faço isso pq sei como é ser mae sem experiencia, pois nunca tinha pegado num bebe antes da minha filha, e cuidar sozinha era mais dificil ainda...
    Espero ter ajudado. Saiba q te acho uma fofa, e sempre acompanho seu blog...
    Meu nome é meriely, mamae da raquel de 11 meses...
    Se quiser conversar cmg no face é só procurar pelo e-mail memeq_10@hotmail.com
    Beijocas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Meriely querida... Ameeeeei os conselhos e vou seguir, viu? Acho que muita mãe de primeira viagem vai aproveitar suas dicas! Vou testar a do radinho na próxima manha já! rerere. A gente fica bem perdidinha nesse começo, mas aos poucos tudo entra no lugar. A Ju já me alertou também sobre as vacinas, que dozinho né? Tão pequenos e tanto sofrimento. Sua filha tem um lindo nome! É o nome da minha mãe, que é uma amada... rerere.
      Olha, obrigada messssmo pelo empenho de dedicar seu tempo e sua experiência comigo. Fiquei até comovida de receber este teu carinho. Apareça sempre tá? Te procurei no face, mas não encontrei. Me acha lá: emanoelle wisnievski.
      Um beijo super especial pra vc, flor. E obrigada!

      Excluir
    3. Oi Manu, parabéns pelo bebê. Encontrei seu blog pelo baby center. Está muito legal. Aproveito para convidá-la a conhecer o meu também: http://www.palpitesdemae.blogspot.com.br/
      Bjs

      Excluir
  4. Por favor, leia meu comentário, eu adoraria q vc lesse minhas dicas de mae para mae ^^

    ResponderExcluir

Comenta aí que a mamãe fica faceira! E volte sempre, a casa é sua! :-) Ou me mande um e-mail: emanoellew@gmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...