Páginas

terça-feira, 1 de maio de 2012

1º mesversário: Batizado e benzido

Batismo em casa

Fé e sincretismo religioso são características desta família que acaba de se formar. Além de misturarmos elementos de mais de uma religião e doutrina em nossa vida, também preservamos um pouco de superstição, por que não? Estes papais só querem o melhor para o filho e buscam, em todas as iniciativas envolvê-lo de paz e aproximá-lo de Deus.  

Às vésperas de completar seu primeiro 'mesversário', batizamos nosso bebê em casa e também o levamos para benzer. São esses os principais acontecimentos da semana.

Joãozinho está cada dia maior, mais gordinho e mais firminho. Mas a rotina não tem sido moleza. Ele é uma maratona e meia por dia e tem dado chá de canseira na mamãe por conta das cólicas que aumentaram de frequência. A sessão 'ai ai ai' às vezes dura bastante, especialmente no início da noite, e é de cortar o coração vê-lo chorar até tremer o queixinho. Em geral, eu tenho calma, mas às vezes fico bem nervosa (o pai também) com o chororô. Aí vem a culpa... Me sinto culpada por não conseguir colocar ele na rotina certa, por ter comido isto ou aquilo, por não ter remédio no meu leite para acalmá-lo...



É... Agora ainda mais, com o sumiço da funchicória das farmácias (a Anvisa recolheu tudo), não é fácil passar pela crise de dor de barriga. Por falar em funchicória, se você mamãe que está lendo agora, por acaso tiver em casa um restinho que seja do bendito pó e quiser me vender, aceito entrega pelo correio. Prometo sigilo completo na transação, rererere. Sério! Todo mundo fala dos imensos benefícios do pozinho para acalmar o bebê e eu infelizmente não estou podendo provar. Viro traficante de funchicória facinho. No desespero a gente apela.

E na tentativa de diminuir o sofrimento do nosso filho amado, semana passada o levamos na benzedeira. O João pai conhece dona Sofia desde que era criança e tem a maior fé nela. Aí você se pergunta: com tanta especialidade médica no mundo, por que cargas d'água um 'casal moderno e bem informado' como nós levaria seu bebê para benzer? Bem... mais que a crença no poder da oração de uma benzedeira, trata-se também de uma tradição. Eu praticamente me criei às custas de benzimento e a reza nunca me fez mal. O Espasmo Flatol sozinho não tem surtido efeito.

Esperei o João chegar do trabalho e saímos à noitinha, abaixo de chuva, para levar o nosso menino chorão à casa de dona Sofia. Uma mulher bastante idosa, baixinha e gordinha que vive numa morada simples e com uma varanda cheinha, entopetada, de plantas em vasos. São ervas medicinais que aquela senhorinha cultiva para dar aos seus benzidinhos. Entramos no quartinho dos benzimentos e Joãozinho já desatou a chorar e esticar as perninhas, mostrando o poder das cólicas. Dona Sofia foi muito querida e além de nos defumar, rezou pedindo saúde, luz em nossos caminhos e o 'livramento de quebrante e olho gordo'. Claro que ela não cobra por isso.



'Quebrante, susto, mal olhado, peito aberto, quaiera virada'

A visita à dona Sofia me fez rever na memória muitas das vezes que fui benzida quando pequena lá em Barbacena na Serra do Apon. Dona Filomena, dona Candinha, dona Carmélia, seu Ferdinando e Pedro Davi são alguns dos personagens que fizeram parte da minha infância. Junto deles, velas, garrafadas e muita água benta. Quem aí já foi à benzedeira aí levanta a mão! o/

Na dona Candinha, eu adorava as festas de Divino e os pães trançados. Dona Carmélia curava de susto. Ela via o motivo do nosso susto numa escultura formada por cera derretida sobre um prato com água que colocava acima da cabeça da criança. Eu podia ver os desenhos formados no benzimento dos meus irmãos para tentar adivinhar que bicho era aquele, mas não me deixavam ver o desenho do meu benzimento. Posso garantir que sempre eram pererecas e sapos. Eu ainda me assusto com eles. O fato é que ir à casa da dona Carmélia e seu Júlio era sempre uma delícia, porque havia um bosque lindo com um olho d'água cheio de peixinhos.

Já dona Filomena nos benzia antes mesmo de nascermos. Foi a doce e querida parteira que me fez nascer em casa. A mim, a meus irmãos e a mais de mil crianças do povoado. Era uma santa mulher. Seu Ferdinando me comprou as verrugas das mãos. Já Pedro Davi era um médium e esse era o mais legal. Eu amava quando ouvia meus pais dizeram que iríamos ao Pedro Davi porque sabia que teríamos um dia cheio de aventuras pela frente. Ele morava muito muito longe num reino distante na divisa com o município de Cerro Azul e para chegarmos a salvo íamos de Jipe. O Willys 69 azul do pai era aberto e enfrentava tudo. Passávamos por dentro do rio, pelo meio do mato, na lama e no poeirão. Era um auê para nós quatro que segurávamos firme nos puta-que-pariu suportes de segurança do jipão para não saltar longe a cada buraco. O lugar em que o benzedor vivia, ao pé de uma montanha, numa casa de madeira sem pintura e rodeado de mata era de uma tranquilidade imensa. Ele nos dava passes e a gente voltava pra casa com garrafinhas de água fluidificada para tomar. Foi ele quem me ajudou a lidar com a saudade depois da morte da vó Ema.

Esse aí é meu irmão mais velho, o Mateus. Atrás, o famoso Jipe

Enfim... benzimento é coisa antiga e muito séria na minha história. Já vi benzimento para peito aberto, pulso aberto e até 'quaiera virada'. Quando comento ninguém sabe o que é, mas me lembro bem quando levamos meu irmão mais novo para 'desvirar a quaiera'. A benzedeira fazia uma ginástica com o corpinho do bebê e rezava.

Tudo isso tem muito a ver com a crendice popular e a cultura de um povo e eu não descartaria a chance de vivenciar isso com meu filhinho. Ele melhorou por uns dias, mas ainda tem tido suas crises de cólica.

Entre as tarefas de casa, dona Sofia instruiu a darmos banho de alfazema, chá de hortelã e duas gotinhas de atroveran (ela chama de treveran, rere). Confesso que fiquei com medo de tacar uma chuquinha de chá na boca do piá e ele gostar mais disso do que do leite da mamãe aqui. Então só dei uns 10 ml e uma vezinha. Ele adorou. rerere. Continuo com o Espasmo Flatol e com as orações.


A primeira bênção dos padrinhos


Batizado em casa

O batismo é na religião católica o primeiro sacramento, a apresentação de um novo ser humano a Deus e o anúncio de que desejamos que nosso filho seja cristão. Ele poderá, se quiser, reafirmar isso quando for jovem e tiver informação suficiente para decidir por conta própria. Como padrinhos, escolhemos nossos irmãos Robson (meu caçula) e Danielle (irmã mais velha do João) e seus esposos Rapha e Josiran. Optamos por pessoas da família para que nosso pequeno tenha assistência dos dindos para sempre.

Como a Dani é evangélica e não poderia celebrar o batismo na igreja católica com a gente, convidamos ela e o Josiran para batizarem o Joãozinho em casa. Outro costume que representa tradição. Eu, quando bebê, fui batizada em casa pelos meus avós Sival e Ema, que me abriram os caminhos da fé. João também teve como padrinhos em casa os avós: Antônio e Cida.


Neste domingo, dia 29 de abril, repetimos o gesto numa cerimônia simples mas cheia de emoção para envolver João Augusto em muita luz e amor. Agora precisamos agendar o batizado na igreja e fazer os cursos de pais e padrinhos com a Rapha e o Robinho.

Separei uma toalha bem linda para a mesa, uma roupinha branca toda de tricô que a vó-torta Isabel fez pra ele, uma tijela, vela e água. A Dudinha (priminha) registrou tudo. Primeiro a Dani fez uma oração linda (transcrita no final deste post) do livro que nos deu de presente: O Poder dos Pais que Oram, de Stormie Omartian. Depois fez também uma breve oração que a vó Terezinha escreveu no batizado da Duda e despejou um pouquinho de água na cabecinha dele e rezamos um Pai Nosso. Foi um momento incrível, porque Joãozinho esboçou um sorriso lindo nessa hora, como se tivesse entendendo tudo.

Oração feita pela avó Terezinha no batismo da Duda

Depois, eu pedi a presença dos anjos da guarda, dos bons amigos de luz, de Nossa Senhora e de Jesus Cristo em nossa casa para abençoar nosso filho (daí a misturança de religiões). Cada um fez um desejo para o pequeno. Jô pediu que ele seja trabalhador (e pegador também, rere), Dani que ele seja um homem de Deus, João desejou que nosso filho seja fiel e honesto, Duda pediu que tenha saúde e eu desejei que João Augusto seja um homem de bom caráter e coração. Foi assim que nosso filho foi apresentado ao papai do céu.

Padrinhos





1º Mesversário

Como tenho tido poucas oportunidades de sentar aqui para registrar tudo, aproveito este mesmo post para relatar algumas mudanças neste primeiro mês. Amanhã João Augusto faz seu primeiro mêsversário e já mudou tanto...

- Joãozinho deve ter passado de quatro quilos
- Já é um homenzinho que veste fralda P e não mais RN
- As primeiras roupinhas já estão ficando pequenas
- Os cabelinhos caíram e meu amor é careca e banguelinho - coisa mais linda
- Ele ganhou muuuuuuuuuuitos presentes. O de batismo, dos padrinhos, foi uma pulseirinha com o nome dele entalhado. Linda!
- Amamentar já não é tão sofrido e a quantidade de leite está bem reguladinha
- Eu já consigo passar mais de meia hora sem olhar ele no berço e verificar se está respirando (rere)


- Amanhã temos consulta com fonoaudióloga para o teste do ouvidinho
- Temos recebido muitas visitinhas. Tem fotos no final
- Entrei numa calça jeans que usava antes da gestação. Uhu!

Então meninas e meninos... por hoje é isto. Um beijo procês e muita energia positiva aí! Beijo especial para a Mery que passou por aqui, no último post, e me compartilhou sua experiência com a pequena Raquel. Obrigada, querida!

Manu

____ - - - ____

Oração 
(OMARTIAN, Stormie. O Poder dos Pais que Oram, p. 69)

Senhor, 
Peço que derrames hoje o teu Espírito sobre (nome do filho/filha) e o (a) unjas para aquilo que o (a)  tens chamado para ser e fazer. Senhor, tu disseste: " Cada um permaneça diante de Deus naquilo em que foi chamado" (1 Coríntios 7:24). Que a tua Palavra seja cumprida neste filho (a), e que ele (a) jamais se afaste do plano que tens para a vida dele (a) ou tente ser algo que não é. 

Livra-o (a) de qualquer cilada do diabo para roubar-lhe a vida, afastá-lo (a) de sua singularidade e aptidão, comprometer o caminho que lhe preparaste ou destruir a pessoa que tu queres que ele (a) seja. Que ele (a) não siga a mais  ninguém senão a ti, e que conduza pessoas para o teu reino. Ajuda-o (a) a crescer no pleno conhecimento da autoridade que tem em Jesus e, ao mesmo tempo, a guardar um espírito submisso e humilde.

Que o fruto do Espírito, que é amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio se desenvolva nele (a) a cada dia (Gálatas 5:22-23). Que ele (a) encontre sua identidade em ti, veja-se como teu instrumento e saiba que se completa em ti. Dá-lhe discernimento quando estabelecer metas para o futuro, e objetividade a respeito do que tu queres que ele (a) faça. Ajude-o (a) a ver a si mesmo (a) como tu o (a) vês - a partir do futuro e não do passado. Que seja convencido (a) de que teus pensamentos para ele (a) são pensamentos de paz, e não de mal, para lhe proporcionar perspectivas e esperança  (Jeremias 29:11). Ensina-o (a) a olhar para ti como sua esperança para o futuro. Que ele (a) entenda que foi o Senhor "que nos salvou e nos chamou com santa vocação; não segundo as nossas obras, mas conforme sua própria determinação e graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos eternos" (2 Timóteo 1:9). Que seu compromisso de ser a pessoa que tu queres o (a) capacites a crescer dia a dia na confiança e na ousadia do Espírito Santo. 


_____----_____

Para encerrar dedico ao meu Joãozinho uma canção que adorava cantar desde criancinha, nos terços. É a Oração pela Paz, de São Francisco, e diz muito sobre o que desejo como missão para meu pequeno.








Registros das visitinhas... 
(Faltam fotos de algumas, mas faremos na próxima né Ju, Bianca, Ana...)




























7 comentários:

  1. Feliz mesversário meu amado afilhado!! uhulll
    Adorei td comadre, muita emoção como sempre. amooo Dani

    ResponderExcluir
  2. Quer mesmo o funcho? Eu tenho um fundindo de patinho.. Te mando pelo correio.. Me passa o endereço seu... Beijos rafakuhnen@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Queeeeeeeeeeeeeeero sim. Quero muito! Já te mandei o endereço Rafa! Deus que ajude! :-)

    ResponderExcluir
  4. Adorei Manu, o Gugu ta cada dia mais lindo
    que Deus abencoe sempre e sempre
    beijossss e um abraço bem apertado da prima
    Lu

    ResponderExcluir
  5. Como Cristão, Diácono Católico, fiquei perplexo em tudo que li, e me sinto obrigado em alertá-los.
    Mão e Pai o que vcs estão fazendo com vosso filho?!
    benzimentos, curanderismos, batismo em casa,supertição, que confusão doutrinal no campo da Fé que fizeram. (Senhor perdoa-lhes, eles não sabem o que fazem.)

    A Fé Cristã tem como núcleo fundamental a Pessoa de Nosso Senhor Jesus Cristo, que nos redime pela adesão a Sua vida, Paixão, Morte e Ressurreição. E pelos Sacramentos que Ele instituiu e delegou a Sua Igreja, Una, Santa, Católica e Apostólica, única que tem a autoridade através de seus ministros Sagrados de ministrar os Sacramentos da Salvação a todo povo fiél.De forma solene e ordenada, com a Graça do Espírito Santo, a mediação do Filho e as Bençãos do Pai.

    Se arrependam, procurem um sacerdote católico e confessem, e peçam uma benção especial para vosso filho e praparem-se para o Batismo Cristão que deve acontecer em uma Igreja, se de fato são cristãos católicos, e purifiquem vossa Fé realizando uma boa catequese, indico que leiam as Sagradas Escrituras juntamente com o Catecismo da Igreja Católica, participem da Santa Missa para vossa redenção e abandonem imediatamente toda esta carga de falsas doutrinas e ritos que bloqueiam a a vida humana para a verdadeira Graça de Deus, e abrem -se para a confusão maligna que vem por meio do desrespeito a sã doutrina, e renovem sua promessas Batismais. Convertei-vos e credes no Evangelho.

    Com ternura e preocupação de um irmão..

    Vos abençoo, Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
    Diác. Marcos


    ResponderExcluir

Comenta aí que a mamãe fica faceira! E volte sempre, a casa é sua! :-) Ou me mande um e-mail: emanoellew@gmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...