Páginas

terça-feira, 29 de maio de 2012

Descobrindo as cores, os sons, os sentidos...


Eles já nascem com todos os sentidos prontinhos para experimentar o mundo, mas é com o tempo que descobrem as cores, os cheiros, os sons, os sabores e as próprias mãozinhas. Meu pequeno já está enxergando melhor e ouvindo com mais atenção e me dei conta disso quando vi seus olhinhos vidrados nos brinquedos coloridos que pendurei no bercinho.

Fiquei encantada. Ele não tem um móbile (até o pai dele ver o que eu fiz e sair correndo comprar um multifuncional, que toque música clássica, emita luzes e até mande e-mail, rerere), por isso improvisei um com brinquedinhos pendurados num cabide. Ele não piscava e se mexia sem parar mostrando muita alegria - isso depois de uma crise (daquelas) de choro. Resistiu o quanto pôde ao sono, não queria dormir para poder apreciar tamanha beleza! Gamou! rarara.

Ele amou o móbile que mamãe inventou

Se minha blusa é colorida ele mama olhando pra ela. Outro dia abria um sorrisão lindo pra flor laranja da decoração na casa da vovó. Ele adora cores vibrantes e pelo menos nisso é polaco como a mamãe, rerere. Quando me olha fixo nos olhos, chego a me emocionar. Parece que está dizendo pra mim que sou importante pra ele. Ooohhh.

João deu um pinguim que toca 20 minutos de música de ninar, tem sons da natureza e ainda emana feixes de luz coloridas no teto, com formas e desenhos. Lindo lindo. Ele ainda não percebeu muito bem a existência do brinquedo, mas sente a musiquinha e quando está bonzinho, fica um tempão quietinho só ouvindo. Reconhece a minha voz. Quando está no colo de alguém e eu me aproximo falando, ele vira o rostinho e volta o olhar pra mim.

Pinguim multifuncional

Só eu e o papai conseguimos acalmá-lo na base da cantoria. Diga-se de passagem, as crises de cólica estão cada vez piores (achei que melhorariam com dois meses, mas nada) e nosso repertório continua mudando. Papai agora faz a dança do índio e canta ritimado repetindo uma palavra que não sei de onde saiu (baita criatividade): "a-nhã-nhá-ca". Eu até tento copiar, mas talento pra índio só ele tem (lembra do indiozinho do Pão Panco? rerere). É um tal de anhanhaca-anhanhaca-anhanhaca que o guri até cansa e dorme. auhauhaua.

Além da dança da chuva aí, papai também foi buscar inspiração no cinema e desembestou num inglês inventado a torrar a paciência ninar o piazinho com clássicas trilhas sonoras como a do Ghost e do O Guarda-Costas. Tente imaginar o João cantando Whitney Houston! O importante é que Joãozinho já conhece nossas vozes.

O paladar por enquanto só sabe o que é a delícia de leitinho da mamãe e o adocicado dos remedinhos que é obrigado a tomar porque o leitinho delicioso faz a barriguinha doer. :-(

É no tato que temos nossa maior intimidade. As mãozinhas dele no meu colo enquanto está mamando, puxando meu cabelo para se sentir mais seguro no banho, seu rostinho colado ao meu para dormir, minha respiração no seu ouvidinho enquanto canto ou resmungo alguma coisa, sua barriguinha no meu peito para aliviar a cólica... Tudo isso nos confere um aconchego tão grande, uma intimidade que só mãe e filho conseguem ter e que se torna essencial para este meu novo dia a dia.

Que tal acordar assim?

Chego a ter saudade dele enquanto dorme por mais tempo, fico torcendo para acordar bonzinho, sorrindo pra mim, como faz pela madrugada e de manhã. A velha afirmativa de que ser mãe é ter o coração pulsando fora do peito faz todo o sentido. Eu já não sou mais uma, estou dividida em duas partes e a outra é um bebê lindo, doce, maravilhoso, que a cada dia está mais espertinho.


Soninho longe da mamãe
Um homenzinho que já dorme em seu próprio quarto

O meu cheiro ele conhece desde que nasceu. Sabe quando me aproximo e deve pensar: "Lá vem meu peitão". Por conta disso é que a pediatra orientou, como já contei aqui, a colocarmos nosso bebê para dormir no quartinho dele, longe da mamãe. E isso aconteceu!

Acreditem! Esta já é a terceira noite que meu pimpolho dorme sozinho lá no berção dele, no quarto dele! Nem eu tô acreditando ainda. Nem dormindo também. auhauah. Não foi fácil, mas foi preciso. E agora ele dorme por mais tempo porque não fica sendo atraído pelo cheirinho da mamis. Funciona.

Já eu... acordo a todo momento com qualquer ruído que ele faça e corro na porta do quartinho dele para ver se está tudo bem, se não tem coberta trancando a respiração, se não se afogou, se não está com frio. Tenho dormido bem pouco mesmo e quando durmo sonho com ele. 

João rola de rir quando levanto da cama ainda meio dormindo, com o travesseiro no colo dizendo para fazer silêncio porque o neném tá dormindo. rerere. Que maluca né? Também já mandei o João se afastar para não esmagar o bebê, como se ele tivesse dormindo entre a gente. Doidinha de pedra.

Apesar do meu sono conturbado, estou feliz que ele tenha ido já para o quartinho. Eu achava que seria muito mais difícil e que eu não conseguiria libertá-lo do meu olhar constante. É uma conquista para nós dois.

Vovô Alci rezou pra ele melhorar

Chora não, meu amor!

No domingo a noite Joãozinho abriu um berreiro sem precedentes. Chorou tanto, tão forte e por bastante tempo! Vô Alci e vó Sônia estavam aqui em casa e acompanharam com aflição a nossa luta para acalmá-lo. Choraram todos! Foi uma cena comovente mesmo. Ele no meu colo, eu balançando e cantando música de igreja para invocar a ajuda divina (naquelas alturas a gente já estava entrando em desespero) e os avós com as mãos estendidas rezando, cada um do seu jeito, enquanto o papai beijava sua cabecinha e chorava também. Aos poucos ele foi cansando e dormiu agarradinho a mim. Quando cheguei na sala, tava todo mundo com o olho vermelho.

Achamos que o lamento todo tinha sido porque naquele dia explodiu a bolha de pus que se formou no local da vacina BCG. Fez uma inflamação grande que deve ter judiado dele mesmo. Mas no fim das contas era cólica porque a mesma choradeira se repetiu ontem e hoje - hoje o dia todinho.

Eu fico exausta! Não só pela dor nas costas de tanto segurá-lo enquanto a cólica não passa, mas com canseira psicológica mesmo. É extremamente desgastante ver a pessoa que a gente mais ama no mundo chorar tão desesperadamente e não poder fazer muita coisa. Tem horas que eu sequer consigo cantar alguma coisa, de tanto desânimo que dá.

Tá aí a famosa, pra quem não conhecia

A gente já se conformou com as cólicas. Tentamos tudo sempre. Mesmo a Funchicórea que não é tão recomendada tem sido uma aliada para aliviar por alguns segundos que seja o tormento do choro. Mas o fato é que nada resolve em absoluto. Tudo é paliativo e a dor prevalece. Para quando tem de parar e pronto, não importa o que a gente faça. Fico injuriada de saber que a indústria farmacêutica já inventou remédio pra tanta doença rara e não tem um que efetivamente resolva as cólicas dos recém-nascidos. O que nos resta é dar colinho, carinho e mostrar para ele que estamos juntos nessa luta. O que me consola é que normalmente tudo isso acaba aos três meses. Falta só um!

Felicidade maior do mundo é ver você assim

Mas nem só de dorzinha vive meu príncipe e a alegria dele é maior que tudo. Ele olha para mim, mostra a língua e depois abre um sorrisão. Estala a língua no céu da boca e ri do barulho que faz. Está começando a notar as mãozinhas e as esfrega nos olhos quando tem soninho ou quando deitadinho fica agitando elas a tal ponto que quase levanta voo. Ah e deu de chupar o dedão agora. Coisa mais lindinha. Já tem seu próprio idioma, com "AaaAaaaassss, angus e oooo" e fica feliz quando eu imito seus gemidinhos.

Dois meses do meu milagrinho


Estamos no final do segundo mês e daqui pra frente tudo acontece muito rápido. Em breve ele estará firmando o pescocinho, querendo sentar, dizer as primeiras palavras e quando eu menos esperar vai me chamar de mamãe. Deve ser um momento mágico né? Aliás, todo momento com ele é mágico, um milagre lindo da vida que se encarrega de fazê-lo engordar quase 50 gramas por dia. Fico pensando na multidão de células se repartindo e agindo no corpinho dele para transformá-lo dia após dia. É muito fantástico. As unhas, por exemplo, preciso cortar toda semana.

Livros da promoção Itaú Cultural


Não vejo a hora de ele entender as historinhas que desde já leio (dizem os especialistas que eles vão acostumando com a nossa entonação de voz na leitura). Chegaram os livros daquele projeto do Itaú em que me inscrevi. São uma gracinha. (Você também pode pedir, é de graça. Veja mais aqui)

Batizado do priminho Mateus

Também temos passeado bastantão (mesmo a contragosto da médica). No restaurante ele faz um sucesso danado porque todo mundo conversa com ele e acha fofo ficar quietinho enquanto eu almoço (tá mamado, trocado e andou de carro, coisa que ele adora). Com o papai foi parar na quadra de basquete, onde a mamãe deu um show de habilidade (você pode imaginar quanta) e ganhou no 21. Foi pra casa dos vovós de PG e de Castro. Ficou quietinho a maior parte do tempo na missa de batizado do priminho Mateuzinho e saiu com a mamãe e vovó Sônia pro comércio. Passou no trabalho da dinda Dani pra toda aquela moçada de lá babar nele.

Vovó, Aline e Dinda babonas


Foi uma semana gostosa, apesar das dores, e é uma delícia ver que meu filhinho está evoluindo certinho, seguindo o mesmo caminho que toda criancinha segue. Cada coisinha nova é uma conquista para nós, que amamos tanto tanto tanto esse preciosinho. Vou parando por aqui, porque já é tarde e o papai até já foi pra cama (milagre ir antes de mim). Mas a gente se fala mais ainda nesta semana, afinal, teremos o segundo mesversário da criança mais maravilhosa do mundo! rere.

Beijossss

Manu

Soninho de anjo




Que tal um olhar desses?
Adora mostrar a língua





8 comentários:

  1. Que fofura seu bb amigah!♥
    muiito lindo.
    e o meu baby tbm esta descobrindo as cores e os sons... ele olha atento para a tv(assistindo desenhos)
    rsrs
    muiito bom ver nossos babys se desenvolverem tão rápido.
    bj´s

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que gostoso né? O meu ainda não foca na TV. Apareça sempre viu? Beijoca

      Excluir
  2. Adorei o blog, muito lindo, amei tudo.
    Parabéns mesmo, vou sempre estar aqui (:

    ontendency.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal teu blog sobre moda Bruna! Vou acompanhar também. Obrigada pela visitinha e apareça sempre mesmo. :-) beijinhos

      Excluir
  3. Muito lindo o Gugu, muito fofo , ta cada dia mais lindo, bjosss na linda familia
    prrima
    Lu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. beijos pra vocês todos aí da capitaaaarrrr também prima!

      Excluir
  4. A cada dia ele está mais lindo, mais forte e mais "totosinho" e você uma super mãezona. Nossa família é de chorão mesmo. É tanto amor, que até dói, como diz meu pai. Maravilhoso saber que podemos contar uns com os outros. Amamos vocês!! obrigada pelo nosso presente amado! Dinda (que não é de Olinda) Dani

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E deu tudo certo do mesmo jeito né? rerere. Mas já pensou se Joãozinho vai pra minha cama. Eu teria que sair e deixar ele lá com o papai que é espaçooooso. rerere. Beijo cunhada

      Excluir

Comenta aí que a mamãe fica faceira! E volte sempre, a casa é sua! :-) Ou me mande um e-mail: emanoellew@gmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...