Páginas

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Orientações da nossa super pediatra

Dodói mamãããe!!! A danada da marquinha da vacina.
Cada consulta com a doutora Tiyoco Miyabukuro é uma aula. Estou apaixonada pela pediatra do meu bebê. Talvez na próxima eu leve a câmera e a cara de pau e peça para tirar uma foto com ela para vocês conhecerem. Pense numa pessoa doce, meiga, querida e séria ao mesmo tempo. Passa muita segurança. Mas não é para declarar todo o meu amor pela 'dotôra' que eu vim aqui e sim para repassar umas importantes orientações. Atenção mamães! Especialmente as que leram meus posts sobre as cólicas. Tem conselho errado lá...

Eu só usei o Atroveran uma vez, duas gotinhas, e nem sei dizer se fez efeito. Ainda bem! Atroveran e Buscopan, bastante usados pelas mamães para tentar conter as cólicas de seus pequenos, podem ser um tiro no pé. Todos os medicamentos da linha Tropinal (Dipirona) podem cessar a dor na hora mas causam prisão de ventre e dor redobrada depois. Então... nada disso. O Tylenol (Paracetamol) tá liberado, com moderação.

Tiyoco disse que não tem efetivamente um remédio que acabe com as cólicas, mas orientou que evite viajar com o bebê porque eles não gostam (estranham) muito movimento. Poxa... agora que eu tava faceira de passear com o baby.

Ela viu meu pequeno chorar bastante hoje. Esta quarta-feira, 23 de maio, foi terrível para nós mesmo. Joãozinho chorou desde a hora que acordou até agora (10 da noite). Acabei de pôr no berço (já fiz isso umas dez vezes). Espero que agora ele tenha um soninho gostoso porque durante o dia não dormiu nem mamou quase nada. Foi sua pior crise de cólica. E tem outro fator contribuindo aí... A inflamação causada pela vacina BCG aplicada quando ele tinha 10 dias agora está enorme e causando bastante dor, segundo a médica. Tanto que ela optou por nem fazer aquele procedimento para cortar o freinho da língua dele para evitar mais sofrimento hoje. Ao que tudo indica, nosso pequeno é bem sensível à dor, tipo a mãe dele.

Agora sim é que me deu medo da próxima vacina, marcada para dia 4. Vou tranferí-la para a sexta, dia 8, porque aí temos o papai em casa no final de semana para ajudar a cuidar dele. Sozinha é triste viu? Hoje tô arrebentada de dor nas costas de tanto ficar com ele no colo. Sem falar no emocional da gente que fica um trapo. Outro conselho da doutora é dar Tylenol meia hora antes de aplicar a vacina para diminuir a dorzinha. 

Meu gordinho: quase cinco quilos e 10 cm maior em 52 dias
Mas o dia também teve coisas boas como ver o quanto nosso pimpolho está crescendo, como está forte e bonitão. Sabe aquele menino que saiu da maternidade com 2.750kg? Tá com 4.930 kg agora!!! E o mais impressionante é que em um mês e 21 dias ele cresceu quase 10 centímetros!!! Até parece que vai dar alto esse menino (não sei de onde puxou). Está com 56,5 centímetros.

A pesagem me deixou mais tranquila sobre a alimentação do João Augusto. Eu andava preocupada porque ele não pega mais o peito por 40 minutos, lembram? Então... a pediatra disse que é absolutamente normal ele diminuir o tempo da mamada porque agora está mais fortinho e consegue mamar bastante em menos tempo e com menos esforço. De acordo com ela, novos estudos indicam que um bebê consegue 70% do que precisa em apenas três minutos de amamentação. Em cinco minutos já estão satisfeitos e o resto é pura manha. O velho conhecido 'fazer o peito de chupeta'. Respirei aliviada de saber que não falta alimento pro meu filho e que ele está dentro do padrão para sua idade.

O fato do pequeno estar mamando mais no período da noite também tem explicação. Na opinião da Tiyoco é porque meu filho tá ficando manhoso mesmo. rerere. Ela me aconselhou a colocá-lo desde já para dormir no berço dele, no quarto dele, lá loooooooooonge de mim! Oh meu Phaaai (este foi com o sotaque do Inri Cristo)! Tirar o Joãozinho do miniberço do lado da minha cama já, tão cedo? Ela disse que como ele sente meu cheiro, pede por mim mais vezes (que fofo né, que amor). Se for dormir lá longe vai ter um sono mais longo.

Puxa, puxa, repuxa! Será que eu consigo, hein? Aí mamães que colocaram seus filhos no quartinho deles desde o começo, me digam, me ajudem! Eu tenho a impressão de que não vou dormir tranquila ou que não vou escutar quando chorar, nem atender se a coberta foi na cara dele, se vomitou. Vai que se afoga lá longe? Por enquanto o máximo que eu consigo fazer é deixar o miniberço mais longe da cama. Isso sim...

Ela ainda examinou ele todinho, ouviu o coração, colocou um aparelhinho no ouvidinho, pegou pelas mãozinhas e ele fez força para se levantar. "Tá bem firminho", assegurou. Colocou ele em pé para fazer movimentos de caminhada e tá tudo certo. Explicou que a bolinha branca na gengiva dele que parece uma afta é super comum e se chama Pérola de Epstein, uma gordurinha que não dói e some por conta. 
Pediu um examezinho de praxe que já está agendado para quinta da próxima semana. 

 
Agora que meu dia está chegando ao fim, vou tentar descansar porque Joãozinho daqui a pouco acorda para mamar. Só não deitei ainda porque estou esperando João pai chegar da faculdade para fazermos nossa oração das quartas. Mas tô esgualepada. Exausta mesmo. Tomara que nosso anjinho também consiga descansar nesta noite e tenha amanhã um dia gostoso, sem dor nem chororô. Sempre ouvi que a dor de filho dói em dobro na gente e é verdade. Quem não tem filho não tem ideia do quanto é desgastante para o emocional ouvir o chorinho deles assim, constante. Mas vai passar!

Fica a boa lembrança da doutora querida e do consultório dela, sem frescuras e com muitas lembrancinhas de crianças que ela ajudou a salvar na UTI onde dedica a maior parte do seu tempo. É lindo ver o amor que ela tem pelas criancinhas de UTI. Ela sempre fala delas e hoje me disse que adora trabalhar lá. Na estante da sua sala há muitos porta-retratos com fotos de bebês sorridentes e saudáveis com mensagens de gratidão à doutora. Linda a profissão dela né? Linda a missão dela, que embora não seja mãe, traz esperança e vida para muitas mães.

Beijos a todos! Beijo especial para a Taiana Bubniak que hoje me emocionou com palavras de incentivo. Obrigada pela companhia Tai querida! Até logo.

Ah... para descontrair, vão aí duas montagenzinhas e um videozinho que combinam com o post anterior, sobre a cantoria dos papais e as fraldas ecológicas...

Já pensou? rerere

Roubei do face da Juliana Nogueira, que usa e aprova


Rachei de rir quando a Juliana disse que canta esse 
super hit de 1984 quando faz ginástica no Pedrinho. 
Não é o máximo? Já copiei! :-)

16 comentários:

  1. A Dra é mesmo muito boa no que faz, eu tinha uma super segurança nela, pena que minha filhinha cresceu e não pode mais ser atendida por ela. Agora já é uma adolescente.
    Estou ficando velha mesmo, essa música, Bicicleta é do meu tempo. O João está lindo e saudável e você está de Parabéns, super mãe. Bjs Cumadi Dani

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah a doutora ficou surpresa com o tamanhão do nosso tesouro. E disse que ele é a cara do pai! auhauahua

      Excluir
  2. OLA SUA PEDIATRA ATENDE EM QUAL CIDADE MORO EM CUBATÃO ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi mamãe... doutora Tiyoco atende em Ponta Grossa, PR, onde moro. Longinho né? Conheço sua cidade, fiquei hospedada aí na casa de amigos num reveillón. Foi lindo na beira da praia, em frente aos prédios tortos de Santos. Beijinho

      Excluir
  3. Que dózinha, que judiação!!!
    Essa vacina inflamou tanto tempo depois? que maldade com uma coisinha tão pequenininha né?!
    Pra cólica eu tbm só dei paracetamol e o luftal para os gasesinhos, e como sua médica falou, não "cura" a cólica mas em alguns casos ajuda, alivia um pouco...
    Força ai mamãe, força que já já essa fase passa, daqui uns dias estará dando adeus as terríveis e sem coração cólicas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vixi menina. Inflamou bastante e ontem vazou. Ele chorou tanto e tão desesperado que todo mundo chorou junto. Pecado né? A BCG só dá reação depois de um mês mesmo. E se não der a reação, tem que aplicar de novo. Que coisa chata né? Pense... eles sofrem no parto, sofrem com o teste do pezinho, saem da maternidade com duas vacinas tomadas, 10 dias depois tomam a BCG, com um mês mais uma da Hepatite e aí começa a inflamar a BCG. Nesse meio tem um umbigo incomodando e agora vem a pior... a tetra. Até completarem um aninho, eles sofrem muito. Obrigada pela força! Ele anda bem melhor, felizmente. Não é todo dia que tem cólica. Um beijo querida. Beijo pro Davi também!!!

      Excluir
    2. Meu bb tomou a tetra essa semana nossa!
      ta enjoadim pense!
      muito chorao com um dengo enorme.
      da até dó..
      bjs

      Excluir
    3. Meu piá já tá enjoado sem a tetra... imagine quando tomar... kkkk. pecado deles né? E da gente também. Haja força.

      Excluir
  4. Susieme G. de Quadros29 de maio de 2012 17:28

    Oi Emanoelle.. gostei muito do seu blog.. a Mariana irmã da Marilia quem indicou.. Meu filho está com 54 dias... e é ótimo poder trocar experiencias... semana q vem ele vai tomar a tetra sua pediatra falou pra dar o Tylenol 30 min. antes é isso mesmo.. qtas gotinhas?... abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Susi! A Mariana é uma super mãe né? Adoro as fotos que ela coloca do japinha lindo deles. Nossos filhos têm quase a mesma idade então. rerere. Venha sempre aqui me contar como vão vocês.
      Ai menina, é uma judieira a tal da vacina né? A dra falou pra eu dar o Tylenol meia hora antes sim. É um ml (tem uma seringuinha junto com o remédio) para cada quilo do bebê. O meu tá com cinco quilos, então toma cinco mls. Mas a Fran, uma amigona mais experiente, e a Juliana, que também tá de bebê novo, me alertaram que alguns médicos alertam para não dar o tylenol. Dizem que o remedinho corta o efeito da vacina e que ela tem que dar a reação mesmo. Ô meu pai! Que você acha? Beijoca

      Excluir
    2. Ai que difícil né?... Vou no pediatra na segunda e vou perguntar pra ele, vamos ver o que ele fala né?... é muito difícil ver esses pimpolhos com dor né..
      Um abço

      Excluir
    3. Sim é terrível... Daí apareça aqui pra me contar! :-) Hoje tivemos uma noite maravilhosa, sem dor. Sabe qual foi a novidade? Uma bolsa térmica! Ele a-mooou! Depois teve o banho e ele já saiu praticamente dormindo da banheira. Uma bênção! Beijinho

      Excluir
  5. olá.... sobre a vacina, uma boa dica é não dar no fim de semana, tipo na sexta e sim durante a semana, tipo de segunda em diante, assim se der qualquer reação é mais facil... ate de encontrar os pediatras

    ResponderExcluir
  6. Nossa... Sabe que é mesmo... Eu não tinha pensado nisso. Tinha programado dar a vacina na sexta porque o pai poderia posar acordado comigo, se fosse o caso, já que não trabalha no dia seguinte. Valeu pelo alerta!!! Obrigada. Beijinho

    ResponderExcluir
  7. Oi Emanuelle, tenho lido teu blog e estou amando, tenho um bebê de 3 meses 'completando hoje' tirei um monte de dúvidas, mas me diz uma coisa, quantas gotas tu dava do espasmo flatol pata teu bebe. Ele e lindo, parabéns. Um abraço, Mirele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi. Obrigada pela visitinha. Que bom que você se reconhece aqui. rsrs. Olha, depois deste post eu fiz outro em que falo do espasmo flatol. A doutora recomendou não dar mais. É melhor dar só flatol (luftal), pq o efeito espasmo dá prisão de ventre e piora as coisas. É uma gotinha por quilo da criança. Beijos e parabéns pelo bebezinho!!!

      Excluir

Comenta aí que a mamãe fica faceira! E volte sempre, a casa é sua! :-) Ou me mande um e-mail: emanoellew@gmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...