Páginas

segunda-feira, 18 de junho de 2012

A dor sumiu! É bem melhor agora

Tranquilidade em pessoa

As coisas mudaram muito aqui em casa nestas últimas duas semanas. Fiquei sem aparecer porque não tem sobrado muito tempo... Tô aproveitando a boa fase para passear bastante, brincar muito, dormir mais e cuidar da minha vidinha doméstica - ando me aventurando na cozinha. Tudo isso porque meu pimpolho finalmente tem uma rotina bem feliz, sem dor!

ELE SAROU DE TUDO!!! Vivaaaaaaaaaaaaa! A nova vida da mamãe e do bebê aqui é bem melhor, mais feliz, mais divertida, menos cansativa. Neste exato momento ele está se agitando todo e sorrindo aqui do ladinho, no bebê conforto, enquanto um pão está assando no forno e eu, super bem disposta, resolvi dar o ar da graça pra vocês.


O que meu Joãozinho tinha não era cólica. Ele até tem cólica de vez em quando, principalmente para soltar os gases e fazer cocô enquanto mama. Mas aquele chororô que quase me tirava o juízo e deixava meu lindinho transtornado não existe mais graças, mais uma vez, à nossa super pediatra! Na última consulta ela receitou Motilium, remedinho para refluxo. Eu estranhei porque ele nunca tinha vomitado.

Doutora Tiyoco disse que poderia ser refluxo interno, sem sintomas que eu pudesse perceber. E era! Ele simplesmente não chora mais desesperado daquele jeito. Agora posso imaginar o quanto ele sofria, tadinho. Se contorcia todo e a mamãe dava luftal achando que eram gases, mas era o leitinho subindo pelo esôfago e incomodando, e muito.

Depois do remedinho, ele às vezes vomita um pouquinho, põe pra fora o que ficava engasgado e sorri em seguida. É outra vida, gente. Ele dorme super bem, acorda animadinho, mama bem caprichado e quase não reclama de nada. Vez ou outra faz uma manhazinha de irritadinho mesmo, mas passa a maior parte do tempo em que fica acordado (cada dia mais tempo acordado) mexendo as mãozinhas, encantado com o movimento do próprio corpinho. Tô louca para vê-lo segurar os brinquedinhos, mas por enquanto só agarra as coisas por reflexo involuntário mesmo.


Cada vez mais esperto


Ele cresce da noite para o dia e já deve ter passado dos seis quilos, tá enorme, gorducho e lindo - "viçoso", como diz um amigo. Já preciso passar talco líquido ou pomadinha para evitar assaduras nas dobrinhas das pernas e pescocinho. A cabecinha está mais firme e ele gosta de ficar na vertical. Tá mais moreninho também, meu polaco-preto que tem olhos castanhos, mas que todo mundo pensa que são verdes, rerere. Começou a babar e deu de enfiar o dedão na boca. Eu tiro sempre, mas acho tão fofinho. Coisa mais linda é um bicão que ele faz quando a manha é de soninho. Acaba desistindo de chorar quando me vê rir do bico dele e ri também.

Bico mais lindo
Os chorinhos estão mais definidos. Quando tem um ai ai ai gemidinho é sono. Ele diz o ai ai ai ritimado como quem canta para dormir e no berço, antes de fechar os olhinhos, dá um suspirinho de ai ai que é uma graça. Choro de ahhhh com uma tosse forçada é fome. Gritinho e testa franzida é pra soltar pum (ele se assusta com o barulho que faz e arregala o olho, um sarro). E aquele choro desesperado não ouço mais, graças a Deus!

Esse deve ser um momento de grande aprendizado pra ele né? Presta atenção em tudo à sua volta e está cada dia mais interativo. Eu imito os sons que ele faz, e ele repete os sons para me ver imitar. Amo quando ele está no colo de outra pessoa, eu chego conversando e ele abre um sorrisão para mim, mostrando que me reconhece.

Outro dia fiz barulho de "brum bruuum" com a boca e a reação dele foi de chorar de rir. Abriu o olho ao máximo e fez carinha de assustado para no final rir e colocar a língua pra fora. Aí todo mundo que chegava eu ia mostrar a façanha, mas criança não costuma fazer o que a gente quer né? rerere. De repente se acostumou com o barulho do "caminhão" e não dá mais bola.

Continua encantado com os bichinhos do móbile no bercinho e ainda mantém forte um DNA indígena nas veias porque AMA ficar peladão e tomar banho. Também gosta do ritual que o papai faz dizendo o tradicional "A-nha-nhá-ca". A banheira já tá ficando pequena pro tamanho da bagunça. Bate as perninhas sem parar e fica tomando impulso para trás com os pezinhos na borda. É destro: prefere pôr a mão direita na boca e bate mais a perninha direita no banho.




Orgulho da mamãe

Acho que toda mãe já deve ter sentido um certo orgulho de dizer "alô, aqui é a MÃE do 'fulaninho'". Eu encho a boca pra dizer essa palavrinha e também o nominho dele. Até me emocionei quando peguei a certidão de nascimento dele pela primeira vez e vi o nome completo escrito lá em cima... Naquele momento João Augusto passou a existir oficialmente como cidadão brasileiro. Meu minicidadãozinho lindo que já tem até uma carteirinha de plano de saúde com seu nominho impresso.

E um nome tão forte... Já falei sobre o significado dele aqui, vale lembrar: João significa 'agraciado por Deus' e Augusto quer dizer 'o sublime, o venerado, o máximo'...  Ele é tudo isso mesmo! :-)



Nos últimos dias...

Apesar de ele sempre ficar estressado em lugar muito barulhento, estes papais levaram o pequeno para duas festinhas de aniversário infantis. Aqui em Ponta Grossa foi do João Pedro e do Felipe, filhos da Kamila e do Marcelo, nossos amigões. O da Sophia, priminha do João, foi em Curitiba e neste ele deu mais trabalho. Na volta tava cansadinho por não ter dormido na barulheira e fez a mamãe pedalar dentro do carro até dormir. Mas foi bem gostoso. Daqui a pouco vai ser meu Guguzinho que vai ter festinha de aniversário. Não vejo a hora! rerere.

Com a calmaria do Joãozoti da mamãe, tenho aproveitado para ficar na cama até mais tarde. Aliás, ele, de um dia pro outro, resolveu dormir mais durante a noite. Quase sempre ele dorme antes das 11 da noite e só acorda depois das 4 da madrugada pra mamar rapidinho e voltar a dormir até as 7. Isso tem sido ma-ra-vi-lho-so porque depois de quase três meses eu pude dormir por mais de três horas consecutivas. Nem lembrava mais! rerere. Nos primeiros dias eu ainda acordava de hora em hora pra dar uma olhadinha nele. Agora já puxo um ronco mais comprido, rerere.

Também temos passeado bastante. Tivemos bingo da Tuperware com a sogra (tá cheio de potinho de personagem infantil agora) e até uma viagenzinha até Castro para ver os outros avós e a tiozarada. Enfim... estamos no nosso paraíso astral e torço para que essa fase dure bastante. Agora, mais que nunca, ser mãe tem sido a maior bênção que já recebi. Ainda mais que o papai teve boas notícias no trabalho (agora vai trabalhar de terno todo dia, louco de chique) e a mamãe pode respirar aliviada por mais tempo, sem se preocupar em ter de voltar logo ao trabalho. Ufa!



Lulu não dorme

Só tenho coisa boa pra contar mesmo... contradizendo a mamãe maluqueti que achei num blog aí, que teve um ataque de sinceridade e botou a boca no mundo para relatar o "Lado B" da maternidade. Rachei de rir porque muita coisa do que ela descreve eu realmente vivi. Mas o Lado A ainda predomina por aqui e é sobre isso que prefiro dizer. Vale a pena ler, ela é super alto astral e trata com bom humor os desafios que enfrenta com a falta de sono da filhinha. Tire cinco minutos pra se acabar de dar risada: http://www.lulunaodorme.blogspot.com.br/

Outra coisa interessante que achei na web esses dias e compartilho aqui é o projeto (One Day You Will Be My Child) de um fotógrafo muito criativo. Dá uma olhada nas profissões que ele propôs com estes bebês. Um sarro! Olha só: http://www.feeldesain.com/one-day-you-will-be-my-child.html

Achei o Papa massa!


Hoje é isso queridocas e queridocos... Agradecimento especial à minha prima Carla, que levou a foto do bebê à benzedeira de confiança dela, lá em Curitiba, três vezes. A oração funcionou amore. Obrigada mesmo.

Resumindo... de tão bom que tá que dá vontade até de ter mais um, ou uma! rarara. Quem sabe...


Aniversário do João Pedro  do Felipe


Aniversário da Sophia






Lilian e Liliana vieram nos visitar :-)
Com a família da tia Raquel na festinha da Sophia

9 comentários:

  1. Que legal Manu, eu falei pra vc que isso passava, agora é só alegria!!
    Bjs!!
    Reginaldo

    ResponderExcluir
  2. Fico Feliz Manu, que Gugu nao sente mais desconforto, este remedio motilium é muito bom eu tomei , quando descobri que tinha refluxo.
    beijosss fica com Deus
    Lu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá sendo muito bom mesmo Lu. Um beijo pra vocês. Apareçam.

      Excluir
  3. Enfim o alivio para ambas as partes!
    Aperta bem lá no fundo saber que ele estava sofrendo por algo que vc nem imaginava né? Mas PASSOU!!!!!!!!!!
    Agora vc pode curtir de montão essa coisa linda, que esta muiiito fofo.

    Parabéns mamãe, vc já superou a primeira doideira da maternidade!

    beijooo

    ResponderExcluir
  4. Ufa né? Agora tudo é mais colorido pra mim. Ele tá super animadinho, sorrindo a toda hora, uma bênção. Outros desafios virão e já estou mais preparada. Obrigada pela força amiga. Um beijo pra vocês!

    ResponderExcluir
  5. Olá Manu, tenho uma bêbe de 1 mês e 7 dias e ela tb está com refluxo. O pediatra passou Motilium e Label. Estamos dando h´´a 2 dias. Mas ela continua chorando muito ou até mais. Percebemos que o remédio da muita cólica nela. Como foi com vc e seu bêbe? O remédio fez efeito logo? Assim que começou a tomar já parou com as crises de choro? Por favor, nos ajude. Obrigada!! karla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karla querida... pena que você não deixou seu e-mail pra eu responder direitinho por lá, mas tomara que você acompanhe aqui. Então... João chorou de cólica e ainda chora um pouquinho até hoje. Mas o choro mais forte, que não parava, era de refluxo, que melhorou totalmente com a domperidona. Levou uns diazinhos pra fazer efeito total, então tenha paciência e continue dando o remédio. Eu ainda dou três vezes por dia. E você?

      Olha... Pelo que percebi de tudo o que nos aconteceu, quase todo bebê chora muito até o terceiro mês. Eu lembro que quase batia a cabeça na parede de desespero nos primeiros meses. Graças a Deus passou e hoje as preocupações são outras. Tá nascendo dentinho e isso incomoda bastante também.

      Mas me passe teu contato. Eu tenho ainda funchicórea e um remedinho que me mandaram e que nem cheguei a usar, contra a cólica. Te mando por correio. Quem sabe não ajuda?

      Tenha paciência e tente dividir a tarefa com o papai e pessoas da família pra não se estressar tanto. Eu achei que ficaria depressiva de tanto chororô e não foi fácil. Mas passou e depois, a gente esquece rapidinho.

      Força aí colega! Beijinho

      Excluir
  6. Manu, muito obrigada pelas respostas.... Pois é, tem dia q acho q vou enlouquecer com tanto choro.... chora por tudo... é muito cansativo.... Então, no dia q lhe escrevi aki resolvemos suspender os remédios... Ela chorou por dois dias horas e horas seguidas.... gritava, batia as perninhas, batia na gente com as maozinhas, quase enlouquecemos.... depois q paramos com os remédios ela virou outra criança... Ainda tem colicas, mas contornamos com facilidade... As vezes chora muito e ficamos sem saber o q é,mas geralmente é colica ou sono.... Percebo q o leite ainda volta um pouco, apesar dela nunca regugitar, mas nada q incomode tanto. Pelo q li todo bebe tem refluxo. Decidimos junto com o pediatra a tratar com postura, pelo menos até os 3 meses.... Ela está indo bem.... O q eu apresentei nos ultimos dias foi um quadro de hiperlactação.... muito leite... ela engasga, engole muito leite de um vez, e briga muito com o peito. Mas a produção ta regulando e ela ta mamando melhor. Entao, é isso.. Meu e-mail é karlafontela@hotmail.coom facebook: Karla Fontela... beijão

    ResponderExcluir

Comenta aí que a mamãe fica faceira! E volte sempre, a casa é sua! :-) Ou me mande um e-mail: emanoellew@gmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...