Páginas

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Livros têm maracujina em forma de palavras


Ler faz bem em qualquer idade e há dezenas de pesquisas comprovando benefícios para o bebê estimulado pela leitura dos pais, inclusive desde que estava na barriga da mãe. Tá aí João Augusto para confirmar que a leitura pode ser uma excelente pedida! Este filminho é só o registro de duas oportunidades em que nosso pimpolho, todo agitado, fica calminho calminho quando começamos a ler para ele. O livro tem maracujina gente!

Acho que ele reencontra, através do ritmo da leitura, a voz que ele era acostumado a ouvir todas as manhãs, quando eu fazia meu programa de rádio durante a gestação. Mas há vários outros bons motivos para ler para um bebê, por mais que pareça coisa de doido, já que eles "não entendem nada", né?

Além de aumentar o vínculo afetivo entre pais e bebê, a leitura o ajuda a conhecer as palavras e desenvolver a fala e a escrita, construir vocabulário e isso é ótimo, afinal, quero mais que "tipo assim" e "daí" nas narrativas de Joãozinho quando crescer.

Eu sempre gostei muito de ler. Comecei com a turma da Mônica e da Luluzinha nos gibis que ganhava dos primos da capital e nunca mais parei. Agora amo a experiência de ler para meu filhinho, que fica com os olhinhos arregalados de alegria quando começo a declamar as palavras. Acho linda a reação quando a historinha acaba. Ele sorri e já começa a resmungar, como quem quer mais. Não é um encanto?

Quero muito que meu filhinho continue com este gosto pela leitura. Isso vai facilitar e muito a vida dele, já que estudar pode ser bem mais interessante se ele gostar de ler. O mundo é bem maior e mais colorido se ele encontrar prazer na leitura. Imagina o dia que ele resolver ler o blog da mamãe então!? Vou chorar! rarara.

Portanto, seguiremos lendo pra ele. E por enquanto não precisa ser livrinho infantil não. Outro dia, no carro, por falta de algo mais pueril, li a bula de um remédio com a mesma entonação. Ele curtiu a indicação da domperidona como se fosse Monteiro Lobato. #coisafofa

Mas já temos alguns livros na coleção de cabeceira de berço do João Augusto. Este do filme tem mais de 60 historinhas pautadas em personagens Disney e foi presente da Célia, amigona da vovó Sônia. A gente se diverte com a linguagem, que por vezes é super rebuscada. Outros bem legaizinhos, ilustrados, recebi do projeto Itaú Cultural. Basta solicitar pela internet. É grátis. Já indiquei aqui no blog e segue o link de novo: http://www.itau.com.br/itaucrianca/

Um dia iremos juntos à biblioteca, aquele lugar encantado cheio de vida!!!

Enquanto isso, bora lá mamães, ler um pouquinho por aqui também? Como sugestão, deixo alguns links sobre o assunto:

Como criar um futuro leitor

O jeito ideal de ler para os bebês

Nunca é cedo demais para começar o incentivo à leitura

Ler para o bebê aumenta vínculo entre mãe e filho

Leia para o seu filho antes mesmo de ele nascer

Por que alguns bebês desenvolvem o amor pela leitura e outras não?


Espero que a alegria de Joãozinho pela leitura dure para sempre! Beijocas!

6 comentários:

  1. Toda noite temos que ler historinhas p/a nossa pequena,ela adora,chega a dormir abraçada ao livro,e sempre que posso compro um livro novo.
    bjs
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  2. Muito legal! Compartilho com vc o amor pela leitura, então eh natural pra mim ler para meu bebê! Pra quem ainda não começou, nunca eh tarde! Parabéns! #amigacomenta

    ResponderExcluir
  3. Muito legal! Eu nunca tentei ler uma história para o Murillo, na verdade nem sabia que eles conseguiam prestar atenção, mas vou tentar!rs. #amigacomenta

    ResponderExcluir
  4. Imaginei a cena de vc lendo a bula de remédio no carro pro João!! rsss
    A leitura é mesmo mágica. Nina tem 2 anos e já está mega acostumada com livros, inclusive ganhou uma prateleira da estante só pra sua coleção.
    Esperamos também que esse contato a incentive pelo resto da vida a descobrir um mundo novo...
    bjs
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  5. Oi,
    amei o post!
    É bem verdade que livros tem maracujina em forma de palavras.
    Beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Emanoelle,
    só esqueci do amigacomenta.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/
    #amigacomenta

    ResponderExcluir

Comenta aí que a mamãe fica faceira! E volte sempre, a casa é sua! :-) Ou me mande um e-mail: emanoellew@gmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...