Páginas

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

O pai que ele é


Amor que se constrói

Igualzinho né?
Eu tentava almoçar no restaurante enquanto Joãozinho fazia manha. Muito simpática, a senhora na mesa ao lado começou a brincar com ele e distraí-lo pra eu terminar de comer. O marido dela olhava muito pro bebê e depois pra mim. Papo vai, papo vem, até que na despedida ele criou coragem e revelou sua curiosidade:

- O pai é moreno? 

Tive vontade de rir ao imaginar as coisas que passaram pela cabeça dele. "Seria tia? Babá, talvez? Adotou? O menino tomou sol demais?", rerere. A gente têm o hábito de procurar semelhanças, tentar encontrar o DNA da mãe e do pai naquele pedacinho de gente e aí a pergunta é inevitável: o que esta branquela aí faz com um bebezinho cor de jambo no colo?

Além da cor da pele, dos cabelos e dos olhos, Joãozinho tem a cabeça igualzinha à do papai, a testa, a boca, os olhinhos, as orelhas, até a pontinha dos dedos mais escuras... E os pés? Eu torcia para que meu filho puxasse a mim nos pezinhos. Mas veio igualzito ao dad, com pé chato e dedinhos tortos e achatados, inclusive com a mesma unha encravada.

Meu pequeno tem a mancha de nascença tradicional da família Oliveira, nas costas, e é na sobrancelha que eu vejo a maior semelhaça. É incrível como é idêntica à do Joãozão. Se posso dizer que ele tem alguma coisa parecida comigo, talvez o queixo... e olhelá! Joãozinho é Pão Panquinho como eu imaginava que seria (fiz este post sobre isso). Aguarde até ele ter cabelo tigelinha pra ver como será assim:

Indiozinho do Pão Panco: não é a cara dos meus Joões?

João Alcione: só falta uma cabeleira assim pro filhote ficar igual
Joãozinho é xerox autenticado do pai. É o que todo mundo diz. É o que as fotos do meu marido quando criança comprovam. Até a certidão de nascimento traz o mesmo nome. E eu torço muito para que Joãozinho se torne um homem igual ao pai para além da aparência. Que seja bom de coração como o João. Que seja fiel e honesto tal qual o pai. Que seja carinhoso, amoroso e sensível como o pai e o avô são. Que seja sonhador e realizador a exemplo dele. Que seja trabalhador, bom caráter, tranquilo, humilde, generoso e bom amigo, cozinheiro dedicado, severino multirarefas, amante da natureza e dos animais... Que copie do papai todas as qualidades que fizeram com que mamãe se apaixonasse, enfim. Só não precisa ter o mesmo péssimo gosto pra cinema do papai, tá João Augusto? Eu não vou aguentar dois alucinadinhos por filmes de Joãopiro em casa, rerere.

João pai
E pensar que antes de conhecer meu João Alcione, eu planejava ser mãe ainda que solteira. Talvez dar uma de Xuxa e fazer um flhinho por conta própria, afinal, "meu amor bastaria". Depois dele, percebi o quanto poderia ser egoísta uma decisão dessas. Toda criança tem o direito de ter um pai e, quem dera, toda criança deveria ter um pai como o pai que meu marido é.

Quisemos ter um filho juntos desde que nos conhecemos. Com o tempo tive certeza de que ele seria um pai afetuoso e dedicado. Não errei. Desde as primeiras lágrimas na noite em que mostrei o exame de gravidez (quando ele suspirou e disse "nossa" umas quatrocentas vezes) até hoje, João Alcione se fez presente sempre. Apesar de vivermos em cidades diferentes durante quase toda a gestação, tive a constante companhia dele, mesmo que por telefone, em cada sintoma daquele período maravilhoso. Na sala de parto, ter ele ao meu lado fez toda a diferença.

Depois do nascimento, aprendi a amá-lo ainda mais por conta do amor que ele sente pelo Joãozinho e dos planos que faz para nossa família. É um novo modo de gostar de alguém. Fico mais apaixonada toda vez que vejo os dois brincando, rindo. Fico encantada ao ver que meu pequeno reconhece o pai e se sente seguro com ele, enche o rostinho de sorriso e mexe os bracinhos e perninhas sem parar pra mostrar alegria quando o tata chega.

Espelho
Porque amar a mãe é fácil, né? Ele esteve aqui dentro de mim durante muito tempo, depois grudou no meu peito e a natureza se encarregou de fortalecer este vínculo entre a gente. Agora, amar o pai é algo que se constrói. Amar o filho, é algo que se aprende. E os dois evoluíram super rápido neste quesito. Acredito que são almas ligadas há muito tempo.

Porém (sempre tem um porém), nem tudo é perfeito no papai João. Ele só troca fraldas e dá banho vez ou outra, no final de semana. Mas pra que reclamar disso se todo dia o danado viaja mais de 200 km para trabalhar, e muito, e assegurar que ficaremos em conforto e segurança? João não é de levantar à noite pra cuidar do bebê e também não reclamo, pois estou em licença pra isso e tenho peitos, certo? Ainda assim, aos poucos a participação dele na rotina do pequeno está aumentando. No começo era mais medo que falta de vontade. Tudo indica que daqui pra frente a cumplicidade vai crescer.

Já posso ver eles juntos nos marcos de desenvolvimento, como quando Joãozinho aprender a andar de bicicleta, amarrar cadarços, escrever as primeiras letrinhas. Já imagino João Alcione grudado num videogame e ensinando nosso menino a armar um acampamento à moda dos escoteiros.

Meus Joões ainda terão muita coisa para aprender um com o outro e tenho certeza de que ambos serão esforçados na missão de se amarem sem limites. Há tanto futuro para aprendermos. Nossa vida acabou de começar.

Com Joãozinho, nasceu um João pai - o que eu sonhei pra meu filho.



Este post faz parte da Blogagem Coletiva da Mulher & Mãe.



João pai com a vó Têre
Três gerações com a mesma carinha, não? Este é o vô Alci

28 comentários:

  1. Manu, vc sempre arrasa! Feliz Dia dos Pais para João Pai! Que sirva de exemplo a tantos outros! Beijão pra todos!

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso e saber que faço parte de tudo isso ,amo meu filho demais assim como amo a filha tbm essa familia e linda vovo coruja SoniaMaria ehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viu que bom que eu dei este privilégio pra senhora, sogrinha? rererere. Brincadeira. Beijoooo

      Excluir
  3. aí que lindo!
    aqui em casa Marido também por enquanto não entra muito no esquema de ajuda na Bebê! rsrsrsrs

    beijos
    Paola
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No começo é a gente que dá conta né? Mas assim que eu voltar ao trabalho, as tarefas terão que ser igualmente divididas aqui em casa. rerere. Beijo querida.

      Excluir
  4. Ainn família é uma delícia, né? Tudibommm!!

    Bjo!

    Loreta #amigacomenta;)
    @bagagemdemae

    ResponderExcluir
  5. Lindo Má, ai como eu sou bobinha, chorei muito. Ele é a cópia do pai, incrivel! hahaha
    Por aqui também meu filho é o a xerox do papai.
    Beijos
    @caemurillo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ô Cami... Você tem nome de pessoa super espivitada e emotiva sabia? Pelo menos todas as Camis que conheço são meio "espingardiadas" como diz minha mãe. Gente boa, traduzindo.

      A gente carrega nove meses e sai a cara do pai né? kkkk
      Beijo

      Excluir
  6. Gente! Os 3 são mesmo parecidos!!!
    Esses posts do dia dos pais estão ótimos!
    Parabéns pelo seu!

    Beijos
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  7. Que lindos,tar e qual como fala os os antigos,que delicia,curtir todos os momentos,o Joãozinho vai ter muito o que lembrar no futuro,e lembranças boas,isso é muiiiito bom.
    bjs
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Silma... tar e qual! rerere. Obrigada pela visitinha. beijoooo

      Excluir
  8. Lindo o seu filho, parabéns! Adorei o seu blog, o meu esta aqui caso queira seguir: http://nossalindagravidez.blogspot.com.br

    beijooos

    ResponderExcluir
  9. Ah, Emanoelle, dá um descanso para ele, tadinho! Viajar 200k para trabalhar merece uma semana sem fraldas rs ;) Ele é um ótimo pai, porque dá amor e carinho e o suporte que vcs precisam! Feliz dia dos pais para ele! E parabéns para você, pela família linda que tem!

    http://www.lulueeu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Já eu fui super egoísta... mas não me arrependo, era o momento, tinha de ser... Só Peço a Deus para q eu consiga suprir as carências afetivas do meu menino... vai ser um trabalho dobrado, bem melhor ter um paizão ao lado! Beijao, Manu!

    ResponderExcluir
  11. Que lindo!! Tão gostoso ver esses traços de semelhança, não é?

    Bjs
    Tati
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  12. Sou Ana Paula Minari e assessoro o berçário Primetime Child Development que fica localizado no Morumbi, zona sul de São Paulo.
    Vi que você tem um blog feito especialmente para as mamães e acho que seria interessante divulgar o Primetime no seu blog...

    Vou fazer um “resuminho” sobre o que é e como é este berçário, caso precise de algum assunto específico, podemos conversar sobre esta possibilidade também...

    O Primetime Child Development é um centro de desenvolvimento infantil que vai muito além das funções de um berçário tradicional, onde a individualidade das crianças (disposições e temperamento) é respeitada e potencializada pela equipe, trazendo segurança e confiança aos pequenos, e valorizando o vínculo entre a família e o bebê.

    Cada um dos ambientes do berçário é feito sob medida para bebês e crianças de 0 a 3 anos, sempre levando em consideração suas características e necessidades, e todas as atividades realizadas têm por objetivo desenvolver habilidades, percepções, coordenação motora, convívio social e os demais aspectos que envolvem o seu desenvolvimento.

    Além disso, o berçário oferece estrutura com pisos aquecidos, janelas na altura do olhar das crianças, rampas de acesso ao invés de escadas, piso externo antiderrapante e macio, Water Play, plantas atóxicas no jardim, teatro, água filtrada em todas as torneiras e câmeras na maioria dos ambientes, com acesso para os pais.

    Também utiliza o sistema Dual Immersion que permite que a criança aprimore seu vocabulário e tenha fluência bilíngue de acordo com seu desenvolvimento, inclusive, capacitando-a para ingressar em uma escola internacional.

    Se tive interesse, mande e-mail para: anapaula@marsicomunicacao.com.br

    Fico no aguardo!

    Att,

    Ana Paula Minari

    ResponderExcluir
  13. Oi Manu,
    que post lindo de se ler.
    Amei!
    Beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. É tb sofro com isso aqui, carreguei 9 meses e veio a cara do pai....
    Nossa mais o teu de fato é muito parecido com o pai rsrsrsrs como tua foto é pequena não consegui ver a tua brancura, mais acredito em ti rsrs
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  15. É tb sofro com isso aqui, carreguei 9 meses e veio a cara do pai....
    Nossa mais o teu de fato é muito parecido com o pai rsrsrsrs como tua foto é pequena não consegui ver a tua brancura, mais acredito em ti rsrs
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  16. aaah, fiquei emocionada!!
    eu tb ja pensei em dar uma de xuxa, mas realmente, PAI é PAI!!
    beijo

    Estéfi
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  17. Lindo post! Feliz dia dos pais para o João.
    Abraços
    Bárbara Murayama
    barbaramurayama.blogspot.com
    #amiga comenta

    ResponderExcluir
  18. E que sejam felizes para sempre, viu? Bjs bem grandes
    Fabi (Mulher & Mãe)
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  19. Manu,
    Curti muito isto: "amar o pai é algo que se constrói. Amar o filho é algo que se aprende. E os dois evoluíram super rápido neste quesito. Acredito que são almas ligadas há muito tempo."
    Um beijo para vc, João e o Joãozinho.
    Marusia
    http://maeperfeita.wordpress.com
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  20. Oi Emanoelle,
    só esqueci do #amigacomenta.

    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  21. Lindo post!!!! Parabens... APROVEITEM EM FAMÍLIA O DIA DOS PAIS....bjs Camila Mamãe Viver BemBom

    ResponderExcluir

Comenta aí que a mamãe fica faceira! E volte sempre, a casa é sua! :-) Ou me mande um e-mail: emanoellew@gmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...