Páginas

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Meu Bebê Mon Bijou



"Coisa rara, minha joia, precioso". Estes são significados do termo francês Mon Bijou e representam o que João Augusto é para mim. E para reafirmar, ele foi eleito Meu Bebê Mon Bijou pela plateia do Programa da Eliana, no SBT, no último domingo (23/09), na promoção da nova linha de detergentes e amaciantes para roupas de bebê da Bombril. Uhuuul! :-)

Entre cinco vídeos selecionados, o do Joãozinho ganhou a simpatia da plateia e mamãe aqui será premiada com um kit Mon Bijou. O mais legal mesmo foi a repercussão. Eu infelizmente não estava assistindo no momento em que passou, mas além de me ligarem dizendo tê-lo visto, alguns amigos também correram pro face contar que João era o eleito, rere. Pirei de orgulho, claro.

Curiosa como sou, tive de aguentar até o dia seguinte para encontrar na web o trechinho da participação dele, que tá aí acima. É uma parte do videozinho do João gargalhando que coloquei na última postagem. Eu nem sabia exatamente a que estava concorrendo, porque inscrevi por indicação da sobrinha Duda, achando que a apresentadora só mostraria um quadro de bebês sorridentes. No fim, meu João Sorrisão levou a melhor. É uma estrelinha!

Não era dente

Agora que já contive toda a empolgação (uouuu), passei aqui para contar das últimas e relatar que o tal dentinho ainda não desabrochou. Acho que a sugestionável aqui sou eu, que relacionei os sintomas de irritação dele na última semana com a chegada do dentinho. Até agora não sei o que de fato aconteceu com ele. Depois de quase três noites de sono interrompido a cada hora e muita ranzinzice durante o dia, liguei pra pediatra que acha que ele estava "encubando alguma coisa".

Se estava, desencubou, porque do nada voltou ao normal. Vai entender!? De todo modo, o dentinho tá mesmo irritando. Ele coloca tudo na boca, inclusive meu dedo, para coçar a gengiva de baixo. Só que não foi pra tanta brabeza do safadinho. Agora ele já está bem bonzinho e tem dormido mais.

Cheguei a pensar na possibilidade de ele estar passando por uma das famosas quatro crises do crescimento. Conforme o site bebe.abril.com.br, todos os bebês passam por quatro fases de irritação. A primeira aos três meses e a segunda, entre cinco e seis meses, quando ele compreende o triângulo familiar. Olha:
"Por volta do sexto mês de vida, o bebê, que já conhece a mãe, começa a reconhecer a figura do pai, dando início à formação do triângulo – e da crise. (...) A criança tem um pouquinho de transtorno do sono, e o apetite diminui um pouco”, diz o pediatra Leonardo Posternak, de São Paulo." (Leia o artigo completo aqui)
Outra crise relatada pelos médicos é a ansiedade pela separação, que acontece também nesta fase.
Depois de acreditar que é a mesma coisa que a mãe, por volta dos 6 meses a criança não só passa a ver a diferença como também entende que pode ser deixada sozinha. É nessa fase que se inicia um medo de abandono conhecido como ansiedade de separação, algo que pode durar até os 2 anos. (Leia o texto completo aqui)
Suuuuper animador se a crise dura SÓ até dos dois aninhos... kkkk



Seeeeeeeeenta que lá vem a história

Já posso dizer isso pro meu bebê. Ele agora fica sentadinho por um tempão sem apoio. Eu ainda encho de almofadas em volta e deixo ele sentado no colchãozinho no chão da sala para evitar imprevistos, pois como ainda não controla muito bem os movimentos, às vezes cai de cara pra frente. Isso aconteceu uma vez, no chão mesmo, e posso garantir que na hora me senti a última das moicanas pior mãe do mundo quando vi o lábio dele sangrando.

O que me consolou é que o lábio dele anda sangrando à toa mesmo. Resseca enquanto dorme e parte quando ele acorda. Uma judiação. Passei protetor labial com hidratante (Nívea) e li que pode ser desidratação, fiquei assustada e resolvi dar água pra ele beber. Até então, nunca tinha tomado água. Não resolveu, parei com a água. Já melhorou, mas vou perguntar pra médica como proceder.


Ducto lactífero entupido

Amamentar é uma missão mesmo hein? Se no começo eu tinha muita dor e o peito machucava, a esta altura eu achava que seria bem mais tranquilo. Só que nos últimos dias a coisa não anda fácil. Ele resolveu fazer biquinho pra mamar e não abre a bocona direito, o que me causa um enorme desconforto na pega. Tá super sensível...

Fora isso, bem num dos dias da insônia do piazinho, aconteceu comigo uma coisa que, segundo o baby center, é rara. Um ducto lactífero ficou bloqueado. Traduzindo: um canalzinho de leite ficou entupido no bico do peito e isso dói pacas!

Levei um dia inteiro para descobrir o que era e enquanto isso senti dores horríveis tentando amamentar. O seio começou a inchar de um lado e enfebrar. No bico apareceu uma bolinha branca. Morri de medo de mastite e tentei esgotar com a bombinha, que doía menos. Saía muito pouco. Aí achei esta orientação no baby center e foi o que me salvou.

Furei o bico do peito com uma agulha e... uuuhhh... que alívio. Consegui esgotar. Tudo voltou ao normal, tirando a dor da perfuração. Pensando pelo lado mecânico da coisa, é bastante compreensível o que aconteceu né? O corpo da gente tem cada segredinho...


"Comigo não!"

É básico: a gente olha outras mães e diz que "comigo vai ser diferente". Até que chega nossa vez e a gente faz igualzinho, senão pior. João aos poucos está ganhando minha cama. Ainda dorme no bercinho à noite, mas de madrugada, com tantas solicitações por mamá, cansei de levantar e levei ele pra cama um dia, dois e agora é quase toda madrugada... rarara.

Antes eu já levava ele de manhã, quando o pai sai pra trabalhar. Agora ele vai um pouco antes e obriga o papai a ir pro cantinho, quase cair da cama. Ahhhh mas é tããããão gostoso acordar e já encher ele de beijoca! E tão mais cômodo pra mim. Vou só revezando os peitos e nem vejo ele chorar. Ele puxa a blusa e já vai procurando o mamá por conta, rarara. O problema é controlar a manha depois. Ele já sacou que se me chamar bastante vai parar no meu colinho. Já tá dando baile na mãe né?

Esperteza é o que não falta pra este pimpolho que está sempre com uma novidade prontinha pra tirar gargalhadas de todo mundo. É um simpático e sorri pra todas as vendedoras de lojas, na farmácia, no restaurante, em toda parte. Adora gargalhar e, o horário que antes era de tristeza, agora é de alegria. Às seis da tarde ele ri de qualquer coisa. Eu pisco pra ele e ele já solta uma gargalhada. Facinho!

Deu de virar a cabecinha pros dois lados, bem rapidinho, quando está tentando dormir. Me dá uma canseira na troca de fralda porque adora rolar peladão pelo berço. Se estica todo e gira 360°, um lindo. E até dormindo se parece com o pai. Vira de ladinho, abraça a almofada de proteção do berço e coloca um pé sobre ela, semelhante à pose do Joãozão no sofá da sala, kkk.


Primeira papinha

Se os suquinhos desceram redondo, a primeira papinha também foi aprovada. Ele comeu banana amassadinha sorrindo e ficou bravinho quando acabou. É que é bem pouquinho mesmo. Problema foram os gases. Foi conseguir dormir só as 11 da noite e teve prisão de ventre. O cocô só veio no outro dia depois do almoço. Logo acostuma. E logo virão as papinhas de sal. Sexta tem consulta e tudo indica que a doutora vai nos liberar para as comilanças.

Ah, e viva o friozão que chegou. Eu gosto quando intercala um pouco. Aquele calorão já estava nos fazendo mal. Bora aproveitar pra usar as roupinhas de frio que Joãozinho já está deixando pequenas.

Para encerrar, ficam as fotos da sessão família com a Fabiana Guedes, continuidade da sessão que iniciamos lá em dezembro, ainda grávida. Aqui, Joãozinho tinha quatro meses. Um lindo né?
Chegaram as fotos do nosso book. Aqui, João tinha quatro meses








10 comentários:

  1. Ai Manuu, que gostoooooso! Parabéns pelo lindão! Que fase gostosa né? Lembrei de Alice nessa idade e me deu uma saudaaadeee... aproveite cada minutinho, beije muuito pq cresce rápido demaiiiss! Beijooos!

    ResponderExcluir
  2. Eeee que fofo o baby no video!!!
    Tanta coisinha que vai acontecendo com estes pequenos, né? Eu acho que de todas as coisas que a maternidade nos proporciona a mais legal é poder observar um novo ser evoluindo e desenvolvendo e a gente não tem controle nenhum sobre isso, é só vida, pura e simples evoluindo sem pedir licença, impagável e delicioso, né?

    Bjo!!

    Loreta #amigacomenta;)
    @bagagemdemae

    ResponderExcluir
  3. Que video mais fofo! Premio mais que merecido! Não sei qual parte eu gostei mais. Se foi saber que vc ainda esta amamentando ou se aos poucos ele está ganhando terreno(cama dos pais) hehehe
    Parabéns pela familia linda! Um bjao nesse gordo gostoso
    Tamy #amigacomenta
    tbucchino.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Muito lindo o vídeo e parabéns.
    E qto à amamentação não sabia que isso podia acontecer, deve doer mesmo…
    Parabéns pela família linda.

    Bjos
    Elaina Furlan #amigacomenta
    http://www.vidademae.net

    ResponderExcluir
  5. Essa gargalhada é de arrepiar. Eu amei a participação dele. Nossa, que coisa esse entupimento, né? Ainda bem que vc sai a caça e resolve as coisas. E veja que legal, ele pegou papinha doce, a salgada pelo visto vai ser bacana tb. Eba, vc não vai ter problemas com comida!!!! Seu filhão tá um lindo.
    Bjs
    Fabi
    Mulher e Mãe
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela premiação! E as fotos do vídeo ficaram lindas!!!

    Beijos
    Tati
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  7. Parabéns, merecido porque seu é um charme =)
    #amigacomenta
    @olaenfermeiros

    ResponderExcluir
  8. Parabéns, Manu! Quantas novidades em tão pouco espaço de tempo!
    As fotos ficaram muito lindas.
    Beijos
    Marusia
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  9. Oi Manu, que máximo! Parabéns para o seu Bijou! O vídeo ficou lindo mesmo!
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  10. Eu assisti Eliana esse dia, nem imaginava que era o Joãozinho, rs.

    ResponderExcluir

Comenta aí que a mamãe fica faceira! E volte sempre, a casa é sua! :-) Ou me mande um e-mail: emanoellew@gmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...