Páginas

terça-feira, 23 de outubro de 2012

A maravilhosa cozinha de Joãozinho

No seu cadeirão, meu glutão!

Há um mês demos início a uma etapa importante de adaptação do meu bebê neste mundo de seres humanos famintos. Ele deixou de ser apenas um bezerrinho mamador e passou a mastigar também! E gostou! Como gostou... Começamos com os suquinhos na metade do sexto mês e quando finalmente ele fez meio ano de vida, experimentou pela primeira vez uma papinha salgada.

Desde então minha rotina virou em fazer e dar comida pra ele, além é claro de fazê-lo dormir, dar banho, brincar, dar o peito, trocar fraldas e cuidar da casa, de mim, do marido... enfim... A vida ficou ainda mais corrida depois da papinha. Mal lavei o pratinho do almoço, já tá na hora da frutinha. rararara.

Mas vale muito a pena! É linda a carinha de feliz dele a cada pratada. E pelo que parece, já até engordou. O difícil é saber dosar a quantidade, já que o danadinho come tudo e não para enquanto eu estiver oferecendo. Água só de colher ou no copinho de transição, fazendo maior auê, porque na mamadeira ele não sabe sugar. Aos poucos estamos nos adaptando e criando nosso próprio Mais Você Baby aqui, experimentando de tudo um pouco. É a maravilhosa cozinha de Joãozinho no ar!

(No próximo post, falarei exclusivamente sobre as papinhas, com as receitas recomendadas pela pediatra, as que copiei do mundo virtual e as que recebi como dicas de amigas. Ainda hoje, se der tempo...)

Outro desafio está sendo a adaptação ao horário de verão. Depois que tínhamos finalmente entrado numa rotininha bem certa, veio o novo horário e não tem sido fácil fazê-lo dormir antes das 11 da noite e almoçar antes das 2 da tarde. Hoje fiz ele acordar mais cedo e até agora está funcionando.


Então... sobre esta nova fase com papinhas, preciso admitir: existe vida após a amamentação exclusiva e de livre demanda! Eu amei que João cresceu lindo e corado até o sexto mês só no peito, mas percebi que dar papinha é uma bênção na vida da mãe.

Se antes ele mamava o quanto queria e a toda hora, agora passa longe do peito boa parte do dia e prefere a mamãe só durante a noite. Isso me deu uma certa liberdade e acredito que agora já estou preparada para deixá-lo com outra pessoa por um tempinho, se necessário. Não que eu queira né? rere

Com a pancinha cheia, Joãozinho dorme com mais regularidade mesmo durante o dia. Agora as sonecas estão bem definidas e duram mais tempo. Ele dorme de manhã e à tarde por até duas, três horas seguidas, cada vez. Uma maravilha porque além de tudo fica bem-humorado e não faz manha.

Não é raro que durma sozinho, enquanto deixo ele sentado num colchãozinho na sala, brincando. Tô arrumando a cozinha e quando olho pra trás o beleza já tá dormindo. Outro dia levei até um susto porque estava de bruços, com o corpinho no colchão (é bem baixinho) e a cabecinha no tapete, judiação, rerere. Outro jeito fácil de adormecer é no bebê conforto assistindo um de seus DVDs. Isso facilita tanto a vida da pessoa... :-)

As novidades que ele aprende passam logo. Por isso é bom registrar mesmo. Ele já não pisca mais como na foto do último post, mas aprendeu estalar os lábios com um barulhinho parecido com pá-pá e a fazer brum brum de boca cheia. Aí a festa é completa. Papinha voando em todas as direções. Adora ainda colocar as mãozinhas na boca enquanto come e depois esfregar nos olhos. Vira uma meleca só. A mãe precisa ter muuuuuuuuita paciência pra dar papinha viu? rerere. Mas é pura diversão.

Ah e meu filho tá ninja pra fazer atividades que antes requeriam esforço, como tirar o aplique de girafinha da almofada protetora no berço. Ele faz isso até dormindo e consegue a proeza de arrancá-la de lá usando só os pezinhos. Jiraiya! (Joãozinho vai ter que pesquisar no google pra descobrir o que era Jiraiya né? Mamãe antiiiiiiiiga, kkk) 

O colchãozinho na sala tornou-se o espaço seguro e confortável para a bagunça. Nas roladas por ali, já ameaça se arrastar e logo logo teremos um bebê engatinhando em casa. As gargalhadas agora são bem mais frequentes. Dá risada de qualquer coisa e ama quando faço cócegas nos pezinhos, barriga e debaixo dos bracinhos! Ah e agora quer porque quer arrancar meu nariz, a todo custo. Sem falar na própria orelha. Faz um tempo que ele puxa e repuxa...

No videozinho abaixo, algumas das peraltices destas duas últimas semanas que mamãe registrou:





Primeira vez no Hotel

Passeamos muitão, como sempre, e recebemos visitinhas também. Vale deixar um registro aqui.

Fomos a Curitiba participar de um jantar com os colegas de trabalho do papai e ele fez o maior sucesso com sua camisa social e colete de lã. O vô Alci, que também estava, saiu pelas mesas exibindo o moço que sorriu pra todo mundo e até se jogava pra ir no colo das mulheres, principalmente das que estavam com os maxicolares da moda. Ele ama puxar aquilo! rerere. Inclusive ele arrebentou minha gargantilha que tem o pingente de menino.
Com o vô Alci no jantar
Aproveitamos para passear na casa da tia Rosi, pra ver tio Arnoldo, Ramon, tio Bira, mais minha prima amada Carla e o Rômulo que está cada dia mais lindo. E na casa dos tios Ricardo e Mercedes, para reencontrar os primos Rogério, Reginaldo, Elisete, Natália e a querida vó Francisca, a bisa de 93 anos que graças a Deus está bem melhorzinha.

Vendo as ofertas do dia com a tia Mercedes e a bisa Francisca

Com tia Carla e priminho Rômulo

Na casa da tia Rosi

Ficamos pela primeira vez em um hotel com o bebê e deu tudo certo. No primeiro dia ainda comeu papinha que eu levei congelada. No segundo foi da industrializada - de vez em quando pódiii! Ele adorou. Tomou banho de chuveiro com o papai, coisa que temos feito com certa frequência para ir acostumando. Dormiu num berço tipo chiqueirinho que o hotel disponibiliza e comeu fruta do café da manhã junto com a gente. Foi tudo beleza.

Dica importante: ao viajar com o bebê, levar sempre seu documento de identidade. No check-in do hotel é exigência estar com o documento, o que acho ótimo para evitar sequestro de bebês. Problema é que um dia antes eu tinha tirado a certidão dele da bolsa para fazer uma cópia e acabou ficando no scanner aqui de casa. E agora José? Fomos salvos pela carteirinha do plano de saúde, que estava comigo. Senão... dormiríamos debaixo da ponte! kkkk. Exagero pouco é bobagem! rara.

Outra dica é da Mirian, minha querida, que faz algum tempo já me passou esta foto aqui ó:


Bem prático pra viagem né? Eu não tenho e agora João nem caberia mais, mas adorei a ideia.


Visitinhas
Aprendendo a brincar com a amiguinha Isabela

Volta e meia a gente recebe gente muito querida aqui em casa. Nesta semana foi a vez da Karine e da Isabela, de cinco meses. Joãozinho adora ela, pega na mãozinha, puxa o cabelo, morde a cabeça da princesa dela e ela também serra os dentinhos (que amor, já tem dois) nos brinquedos dele. Enfim... é uma delícia ver eles brincarem juntinhos. Da primeira vez botamos os dois deitadinhos no colchão, agora eles já ficam sentados. Maior interação.

Depois foi a vez da Adri e do meu sobrinho Luiz Henrique. Passeamos no parque infantil do shopping e trouxemos filme pra assistir em casa. Além do presente que ele mesmo escolheu: um skate com joelheira, capacete e tudo. Enquanto isso, papai fazendo prova da OAB. Rezem amigas, ele precisa passar!

Ficou lindo de piloto né?

Luiz Henrique e seu skate

Nossa tarde no parquinho do shopping

Dia das Crianças

João ganhou um controle remoto de brinquedo de presente da amiguinha Isabela e outro da tia Dani. Ele ficou chique, tem um pro DVD e outro pra TV, oras. Também ganhou um DVD player portátil, emborrachado, anti-impacto super legal dos avós Alci e Sônia. A gente coloca a Galinha Pintadinha pra tocar até no carro, durante a viagem. #overdosedegalinha

Aqui toca Galinha all time

Eu dei um cadeirão de presente pra ele e é lá que passa boa parte do dia, sentadinho para papar. Dei ainda uma piscininha, dessas bem mini mesmo, que por enquanto tá cheia de brinquedo lá na sala porque calorão que é bom nada ainda. Achei bacana também pra levar pra praia ou pro clube. Super baratinha.

Meu Jiraiya

***

Doe vida

Para finalizar, fica a dica de um vídeo lindíssimo, que inspira amor e solidariedade. Elaborada por pacientes do setor de Hematologia e Transplante de Medula Óssea do Hospital Nossa Senhora das Graças, em Curitiba-PR, a produção emociona e nos faz dar valor a cada segundinho de vida. E o principal: SEJA DOADOR DE MEDULA ÓSSEA.

Já tenho cadastro no Redome há bastante tempo, desde que comecei a doar sangue. Não dói nada e pode ser a salvação da vida de alguém.




***

Agora conta aí... Como foi sua experiência com papinha? Um beijo e até loguinho!

19 comentários:

  1. Oi Emanoelle, nossa quanta novidade em um único post!
    Que bom que ele está comendo e gostando de tuda. Deve valer muito a pena mesmo ver a carinha de satisfação.
    Adorei as fotos e as dicas da viagem.
    beijos
    Chirs
    http://www.inventandocomamamae.blogspot.com.br/
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um beijo Chris... tive lá acompanhando sua viagem a NY! Que show. Ainda bem que foi antes da Sandy né? Beijo

      Excluir
  2. Nossa......quantas coisas em um unico post.....kkkk........mas amei a carinha dele.........
    a comidinha realmente temos que ter calma.....e a ansiedade da Mãe é o que atrapalha.....eu ficava euforica em dar as papinhas, sucos e frutas para ele provar......a cada prova um flash.......kkkkk
    mas são momentos mágicos.....
    bjusss
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas menina, acredita que quase não tenho foto da hora da papinha? Não consigo fazer tudo ao mesmo tempo, preciso de alguém aqui para nos fotografar. rerere. Beijoooo

      Excluir
  3. Oi!
    Parabéns, o João tá lindão!!!
    E muito esperto também, pelas fotos dá pra perceber.. logo logo vai estar engatinhando por todo canto...hahaha
    Bjs!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá sim, super sapequinha! :-)
      Volte sempre flor. Beijo

      Excluir
  4. Seu filho é mto gostosão!
    Eh mto bom esse começo, onde os nossos filhos estão provando as primeiras papinhas!
    Abraços
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele e a papinha são deliciosos! rerere. Ele mais, claro. Beijo querida.

      Excluir
  5. Ele é uma delícia...parabéns! é muito bom ver os nossos filhos crescendo e se desenvolvendo...temos que aproveitar muito mesmo!!!
    bjs
    Camila Mamãe Viver Bem Bom
    http://viverbembom.com.br
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  6. Manu
    Esse João é mesmo uma fofura! E que ótimo que está curtindo as papinhas!
    Aqui em casa tb sempre fizemos a comida da Nina, ficava tão gostoso que até eu comia!
    Quando resolvíamos sair pra comer, eu levava o potinho na lancheira térmica e sempre pedia pra esquentarem.
    um beijo!!
    Carol
    Nina Ensina
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem isso Carol... a gente come junto, o que não ajuda em nada na dieta da mamãe. rerere. Beijooooo

      Excluir
  7. Manu, meu bebê tem 5 meses e 10 dias e vai começar suquinhos, depois frutas e com 6 meses as papas salgadas. Estou ansiosa para ver suas receitas de papinhas! Fiquei imaginando que em breve o Rodriguinho estará fazendo as mesmas peraltices no cadeirão que o seu pequeno, que aliás, é muiiiittooooo fofo mesmo! Parabéns!! Continue essa mamãe coruja! beijos Flávia #amigacomenta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flavia... já coloquei as receitinhas aqui no blog. Espero ajudar. Beijoca

      Excluir
  8. Manu, meu bebê tem 5 meses e 10 dias e vai começar suquinhos, depois frutas e com 6 meses as papas salgadas. Estou ansiosa para ver suas receitas de papinhas! Fiquei imaginando que em breve o Rodriguinho estará fazendo as mesmas peraltices no cadeirão que o seu pequeno, que aliás, é muiiiittooooo fofo mesmo! Parabéns!! Continue essa mamãe coruja! beijos Flávia #amigacomenta

    ResponderExcluir
  9. Que mãe sortuda :) Seu mocinho gosta de comer!!! Eu sempre pensei nessa coisa regradinha. Filhotes de barriguinha cheia dormem melhor. Joaquim sempre deu um trabalhão. A partir de agora são muitas as alegrias. O engatinhar, o caminhar, o falar. Seu coração vai sair do corpo muitas vezes :) bjs
    Fabi - Mulher e Mãe
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas Joaquim cresceu lindo e certamente deve isso ao teu esforço. Beijo querida.

      Excluir
  10. Ai que delícia ver eles crescendo né?
    E as bagunças da hora da papinha dão ate saudades depois! rsrsrs

    Bjo!

    Loreta #amigacomenta;)
    @bagagemdemae

    ResponderExcluir

Comenta aí que a mamãe fica faceira! E volte sempre, a casa é sua! :-) Ou me mande um e-mail: emanoellew@gmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...