Páginas

sábado, 13 de abril de 2013

E mamadeira, vamos tentar?

Safadinho di mamã

Na última consulta mensal com a pediatra, ela o aguardava com um presente. Abrimos a embalagem e lá estava um livro musical, interativo, da Galinha Pintadinha. Doutora Tiyoco mais uma vez acertou com nosso bebê. Achei de uma delicadeza enorme o gesto e fiquei até sem jeito. Que amor!

Fomos então ao que interessava. Temos aqui um bebê de um ano, que não precisa mais vir todos os meses ao consultório, que não deve mais ser alimentado com papinha específica, que está prestes a andar e a falar, mas que ainda mama no peito várias vezes durante a noite*. Começamos bem, hein? kkk

Acha que eu tenho coragem de falar isso pra doutora? Nem conto mais que o Joãozinho ainda acorda de noite porque já faz uns seis meses que reclamei disso e ela me falou o que todo mundo sabe: "você deu manha pra ele". #toma! kkkk . Mas o João pai foi junto nesta consulta e resolveu me entregar. Diz ele:

- Doutora, a única coisa que ainda fico preocupado é que o João quer passar a noite toda mamando. A Manu fica exausta!

Bem assim, minha gente... ele me entregou na lata. Vermelhei no ato e dei uma disfarçada, tentando amenizar:

- Nem tanto, amor. Ele só dormiu mal naquelas noites que teve a virose. Mas agora até que dorme bem.

Ahan... Só acorda de três a oito vezes... Susse. Ela obviamente viu minha tentativa de me livrar do sermão e deu uma risadinha, completada com a singela frase:

- Isso é bem comum com o primeiro filho. 

Auhauhauahua. #tomadenovo! Eu aproveitei a deixa pra largar uma brincadeirinha do tipo "o próximo vem sozinho pro consultório" e acabar com a conversa ali mesmo.

Mas não contente, meu marido ainda perguntou pra doutora se podemos dar mamadeira pro pequeno, na intenção de que "melhor" alimentado capote às 10 e só acorde de manhã. Ela advertiu que não vai adiantar, mas indicou Ninho +1 ou Aptamil para ele beber, se a gente quiser tentar a mamadeira. Na hora, ocupada em me livrar do assunto, não questionei se poderia ser leite de vaca, do comum, mesmo. Mas acho que é só porque João pediu a indicação do leite em pó. Não penso que ela seja contra. Será que é?

Do blog Memezinho da Mamãe

Passado o momento #tomamanu da consulta, fomos ao peso e medida. João engordou, viva! Quase meio quilo. E cresceu também, mas não deu pra medir porque ele estava super agitado e não ficou paradinho na hora do metro. Tá tudo bem com ele e a recomendação é por continuar tomando a Vitawin 2. Doutora advertiu que daqui em diante ele não deverá engordar tanto, que pode até perder peso porque a fase é de muita agitação e que vai ficar mais comprido. Lembrou que ele logo entra na fase de não querer comer e que não é pra ficarmos muito preocupados. Ainda alertou sobre as vacinas, que foram devidamente aplicadas nesta semana e me liberou de fazer papinha.

Essa é a parte que mais tô estranhando. Dar da nossa comida pra ele... Acostumei a fazer a dele separadinha e agora não precisa mais. Ele não está muito contente, pra falar a verdade. Tem preguiça de mastigar e mesmo quando dou a comida bem amassada, ainda dá mais trabalho que as sopinhas que eram mais molinhas. Mas tá indo. Tem dias que não quer e pronto.

Quanto à mamadeira... bem, fiz duas tentativas com o Ninho. Ele cospe, faz careta e fica mordendo o bico de borracha, mas não engole uma gota sequer. Dei no copinho e ele jogou longe. Acabei eu tomando o leite, que é uma delícia né? kkkk.

Cada vez mais apegado com o papai

Nosso bebezão vem dando uns passinhos sem se segurar. Mas ele fica tão eufórico quando a gente tenta ensiná-lo a andar que se joga nos meus braços, se solta antes do tempo e tá difícil... A notícia boa é que ele já anda segurando só com uma mãozinha na gente. O equilíbrio está aumentando.

Continua tagarelando bastante e agora está com mania de dizer "tá", entregando qualquer objeto que esteja em sua mão. Ou quando converso com ele, explicando alguma atividade, e termino dizendo "tá bom, filho?", ele responde "tá". Tão bonitinho.

Quando estou alimentando e pergunto se quer mais, balança a cabecinha pros lados e diz "papá tá", o que quer dizer que chega. Só não chega a bagunça com a comida. Tira da boca e amassa, joga no chão, passa na roupa e no cabelo. Uma beleza. Outra novidade são os beijos babados que ele insiste e me dar na boca. Sei que não pode, por causa de doenças, inclusive cárie, mas como resistir?

A fase é de alegria imensa com os novos brinquedos, mas continua apaixonado pelo ralo do banheiro, pela gaveta da pia, por minhas escovas de cabelo, pelo botão de desligar o computador, pela gavetinha do DVD, pelos controles remotos e celulares e agora pelo saleiro.

Ele abre a trava que João colocou na porta, com a boca, e pega o saleiro, enfia a mão dentro e faz a maior bagunça. Pior foi o dia que ele tirou o óleo de lá e espalhou pelo chão junto com o sal. Praticamente temperou o chão da cozinha e depois ficou com uma sede sem fim. Ah, ele aprendeu a tomar água, porque estou limitando um pouco o mamá durante o dia. A intenção é prepará-lo pra viver sem mim durante o dia pra quando ele voltar pra escolinha.

Estou doida pra voltar a trabalhar fora. Toda vez que esfrego uma camisa do marido no tanque (não adianta só colocar na máquina, tem a maledeta mancha do desodorante) lembro dos muitos anos que passei estudando, fazendo curso, pós-graduações e batalhando nas oportunidades que tive de construir uma carreira... Cuidar da casa e da comida até que vai. Mas lavar roupa na mão me irrita num grau... Sem falar que tenho alergia aos produtos de limpeza e minhas mãos ficam cheias de feridas. Sei que tenho que ser grata pelo privilégio de estar em casa até agora com meu filhinho, mas não preciso adorar tudo também. Posso reclamar um pouquinho de vez em quando? Não vai achar que tô me fazendo de coitada né? auhauhau. #desabafei

Voltando ao assunto principal... Joãozinho sabe quando tá fazendo o que não deve, mas insiste em fazer. E eu ando meio cansada de dizer não o tempo todo. Na maioria das vezes, digo não e já levo ele pra outro lugar porque com certeza ele vai repetir o feito e me olhar, com carinha de provocação. Aí corro o sério risco de encher ele de beijinhos e estragar sua educação.

Adora interagir com outras crianças. Aqui o lindo Bernardo
Para eu tomar banho, antes ele ficava mexendo no armarinho da pia, agora ele quer porque quer abrir o box do banheiro e passar a mãozinha no chão molhado. Aí inventei de fazer água pingar na mão dele. Pra quê?! Passo meu banho todo tentando colocar o João pro lado de fora do box. #tomamais!

A parte muito boa é que ele sabe dormir sozinho durante o dia, no carrinho, vendo Patati Patatá ou Galinha Pintadinha. É só colocar ele de barriga cheia e no horário certo que pimba! Uma hora e meia de sonequinha garantida de manhã e à tarde.

Com a priminha Sophia, lindona
Em compensação, para dormir à noite, é um jiu-jitsu! Ele me amassa toda, quer mamar nos dois peitos duma vez só, fica em pé na cama e se agacha sobre mim pra mamar, me bate, me puxa os cabelos, escala a cabeceira da cama pra pegar controle e celular e vai teeeeempo lutando contra o sono. No fundo, custo a crer, mas acho que ele não quer dormir antes do papai chegar do cursinho. E ele só chega às 11!

E tudo isso faz parte do aprendizado do meu bonequinho que ama se sujar todo e que sabe virar a cabecinha de lado, bem na cara da gente, pra chamar a atenção com um dengo. Ele gosta de interagir com outras crianças e faz a maior bagunça quando a gente recebe visita.

A nova etapa, de um bebê bem mais independente, promete muitas emoções. Mas é muito bom olhar para trás e ver quanta coisa ele já aprendeu. Seguimos, portanto, apaixonados!

Abaixo fotos do João que foram publicadas no jornal Página Um, Jornal da Manhã e Diário dos Campos, em relação ao seu aniversário! Cortesia dos meus queridos colegas que trabalham nestes veículos. Amei! Obrigada mesmo.

Página Um


Jornal da Manhã


Diário dos Campos

Dica do dia

Tem sempre alguma coisinha para compartilhar e hoje vão duas opções de unhas decoradas no tema da Galinha Pintadinha. Confesso que tentei fazer o desenho, por conta já que Maria não tinha horário, para a festinha do João. Mas a realidade ficou beeeeem aquém da expectativa então fui só de unha azul com pintinhas brancas, que faço com facilidade. rere. Quem me mandou uma das fotos foi a Andreia Marks, queridona, que está de parabéns à espera de seu segundo bebê.

Do Blog Sonho de Ser Mãe

Andreia me mandou pelo face

E você? Já viveu coisas parecidas com as relatadas hoje? Conte aí. Beijinhos.

*Comecei este post na quarta-feira e só estou finalizando no sábado. Por increça que parível, nas últimas duas noites Joãozinho dormiu super bem e só acordou com o dia amanhecendo. Deus conserve! #oremos

10 comentários:

  1. Oi Emanoelle
    Parabéns pelo 1o ano do seu bebê! Lembre-se de que as coisas mudam mesmo e todo mundo passa por situações mais ou menos parecidas!! O meu acordava à noite até os dois anos e sobrevivi!! Mas você deve estar pronta para o crescimento dele. Boa sorte!!

    Jamile
    Mãe para Mães
    www.maeparamaes.com
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  2. Oi Manu, eu não entendi bem, vc quer ou não dar a mamadeira?! Espero que não rs! Aqui meu bb está com 27 meses e continuamos com o mama. Foi tomar seu primeiro derivado de leite de vaca (yogurt) estava com 1ano e meio. Mas, se fosse pela pediatra, ele teria desmamado aos 6 meses! Hoje em dia está quase impossivel encontrar medico engajado ou até mesmo informado sobre os beneficios da amamentação prolongada! Qto aos mamas noturnos, calma! tudo isso vai melhorar. Com o tempo eles costumam ser mais despassados, meu bb era igualzinho o seu e hoje ele mama uma vez durante a noite! Então, mantenha a calma que tudo se ajeita! Bjsss
    Tamy #amigacomenta

    ResponderExcluir
  3. Oie Emanoelle
    Que delícia comemorar um anininho.
    São tantas evoluções e etapas que ficam pra traz.
    Bjks
    http://makeviagem.blogspot.com.br/2013/04/cincos-makes-para-usar-no-trabalho.html
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  4. Oi Emanoelle!
    Que lindo seu pequeno!
    Aqui tenho duas bebês, uma de 6 anos (hahaha) e uma de 11 meses.

    Sei bem como é não dormir viu? Manuela acorda muuuitas vezes á noite, já me sinto uma atriz de The Walking Dead, pra te falar a verdade.
    Desde 10 meses ela anda, estou um caco, mas é tudo uma delícia né?
    Qto a mamadeira, a dica é ir tentanto sempre, todos os dias, aqui levei bem 1 mês pra minha cotoca pegar!

    Boa sorte, adorei seu blog!
    Beijão

    ResponderExcluir
  5. Oi, sempre dou uma olhadinha no teu blog, e hj nao resisti em contar minha experiencia. Tenho um bebe de um ano e sete meses, e faz um mes q parei de amamentar. Passei por tudo que vc esta passando. Meu bebe só dormia no peito, mamava varias vezes durante o dia, eu nao podia sentar, que ja queria mamar, erguia a minha blusa e falava mama mamae. Mamava a noite inteira, acabava indo dormir no meio de madrugada, pq eu nao aguentava mais levantar. Tivemos que comprar uma cama king, pq nao cabia mais nos tres na antiga cama, todos acabavam dormindo mal. E todo mundo falava, pq vc nao tira do peito?? Inclusive a pediatra... Ela falou que esse leite é bom, mas ja nao sustenta com essa idade, é mais o vicio de sugar, pois nao pegou chupeta. Ah e sempre tem alguem pra dar palpite, faça assim, faça assado... e eu sempre gostava de ouvir a experiencia de outras maes... e sempre pensava e comentava com o marido: vai ser nesse final de semana, se prepare, e passava o fim de semana e nao tinhamos nenhuma atitude. Lembrando, que a presença e a ajuda do pai é fundamental nesse momento. Eu nao tinha coragem, pois durante o dia fico sozinha com o bebe pensava como ia ser com ele chorando e querendo peito, nao vou resistir. Ate que numa sexta feira, ele mamou la por meia noite e durmiu a noite inteira, coisa rarissima de acontecer. E no sabado de manha, acordou, levantei com ele da cama, e fui brincar, e ele nao pediu peito. Foi ai que decidi...È HOJE! Fui na farmacia comprei ruibarbo, passei no seio, pra ele nao sentir o cheiro do leite. Nao sentei, ficamos la fora brincando e a todo momento oferecendo suco, frutas, bolacha. Ele tbm nao aceitava mamadeira, nenhum tipo de leite, tenho um estoque aki em casa de todos os tipos de leite q vc imaginar. Nao pegava nenhum. Na mamadeira, apenas suco!

    ResponderExcluir
  6. A médica falou pra eu comprar uma mamadeira da lilo, q tem bico de borracha, amarelo, que é mais mole, e é redondo, bem grande, imitando bico de seio mesmo, e dar leite de vaca mesmo, de caixinha. e colocar sustagen kids de baunilha, que é parecido com o sabor do leite materno. E nao colocar nada pra engrossar, pois eles sao acostumados com o nosso leite fino. Comprei tudo. E a tarde, qdo pedia mama, o pai saia pra brincar, os avos ajudaram tbm, e eu me escondia... o dóóó... E qdo chegou a noite, o bebe nao me viu mais. O marido deu o banho, pq era costume sair do banho e mamar, entao ele deu o banho e eu ja nao apareci mais pro bebe. Nao demorou mto e o bebe dormiu... Logico q o pai ficou balançando, cantando... e eu dormi no outro quarto. Acordou de madrugada e o pai pegou no colo e balançou um pouco, dormiu facinho. E eu ali na porta do quarto tensa, sondando. Nao aceitou a mamadeira no primeiro dia. O segundo dia a mesma coisa, nao fiquei mto perto... Na segunda noite fez mta manha pra dormir, o pai colocou no carro e deu umas voltas ate ele dormir e MAMOU na mamadeira... tudinho. AMEM.

    ResponderExcluir
  7. Mas, de madrugada, deu um show... acordou , chorou, fez mta manha, se jogava no chao... e eu fiquei muuuuito nervosa e chorava junto, no outro quarto, escondida. Naquele momento me arrependi mto. Sem contar, que tava com o seio explodindo! Me senti a pior mae do mundo, e soluçava chorando. Depois de mta canseira no pai, e pai com muuuuita paciencia, saiu as seis da manha de carro pra ele dormir... Da terceira noite em diante, dormiu a noite inteira. Mas, nos primeiros quinze dias foi assim... o bebe acordava cedo, o pai ja pulava da cama com ele, ia pra sala, eu levantava (dormi no outro quarto por 15 dias), fazia a mamadeira e deixava na mesa pro pai pegar, sem q o bebe me visse. Depois q ele mamava tudo, eu aparecia. Nao podia aparecer antes se nao ele queria mamar em mim. Depois da mamadeira, o pai ia trabalhar, e eu ficava inventando moda, saia da rotina mesmo, nao parava em casa. Passeei mto na casa da minha mae... e minha mae tbm me ajudou mto, ela vinha aki em casa as vezes e passava a tarde, só em funçao do bebe. Nao foi nada facil, chorei mto. Mas, agora é que vem a parte boa. Meu bebe DORME A NOITE INTEIRA! Acredite!!! Falei pro meu marido, axo q fazia uns dois anos q eu nao sabia o q era dormir, pois nos ultimos meses de gravidez a gente ja nao dorme a noite inteira né. Aceitou a mamadeira, mama tudo! bem cheia... Mama leite de vaca de caixinha com sustagen kids de chocolate ou baunilha.

    ResponderExcluir
  8. E a mamadeira com o bico de borracha, esses dias coloquei o de silicone, pq vamos combinar né, esse bico de borracha é mto feio, mas nao aceitou. Por enquanto vai o de borracha mesmo. Nós nao tinhamos vida social mais, e sair a sós entao? Nunca!. Agora, depois de tudo estabilizado, saimos sozinhos... foi estranho... mas mto bom!!! E tbm ele ficou mais apegado ao pai, axo engraçado, pq agora ele pede mama pro pai.... ele fala: Fazi mama pai!!! Agora, te dou o meu conselho... tenha coragem... e mta fé q vc vai conseguir, mas peça ajuda pro pai e familia mesmo, por isso é bom começar num final de semana ou feriado. Nao desista. Vc vai ver q vai ser melhor pra vc e pro teu bebe tbm. Ele vai dormir melhor a noite, e ser um pouco mais independente de vc... Espero ter ajudado um pouquinho! ;)
    Até mais

    ResponderExcluir
  9. Passei por tudo, contorcionismo nas mamadas, mamar trocentas vezes na noite, minha filha mamou até 2 anos e 7 meses, mas no que diz respeito ao pediatra ele nunca me criticou por isso, pelo contrario, ele dizia que se ela queria e isso não me incomodava então não tinha problema (será que ele é um ET)...hehehehe. Depois que ele desmamar vc vai sentir saudades desse contato, então cute que passa.
    Bjs
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  10. Tantas coisas passando por ai hein...parabéns pelo primeiro aninho.....Concordo com a Silma...realmente a gente depois sente falta desse contato que temos no aleitamento......curte bastante.....bjusss #amigacomenta

    ResponderExcluir

Comenta aí que a mamãe fica faceira! E volte sempre, a casa é sua! :-) Ou me mande um e-mail: emanoellew@gmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...