Páginas

terça-feira, 30 de abril de 2013

Um ano e um mês: tanta teimosia é normal?


Eu que mando aqui!
Preciso de ajuda das mamães e dos papais experientes! Joãozinho é teimoso, mas preciso saber se é teimoso demais, por personalidade, ou se apenas está agindo de acordo com a idade. Comparem com seus filhos e me digam... João é relutante, indisciplinado e opiniático mesmo, ou é assim que a maioria das crianças é?

Funciona mais ou menos deste jeito: ele insiste em mexer todos os dias em todos os objetos que eu persevero em dizer que ele não pode. Sinto-me uma pessoa completamente sem autoridade. #eagorajosé. Ele simplesmente ignora solenemente meus avisos de "nããããão" e enfia o dedinho no aparelho do home pra ver sair o DVD lá de dentro. Desde que tinha uns seis meses ele faz isso o tempo todo, não cansa nunca. Ele abre a trava do armário da cozinha e continua a colocar a mão no saleiro, destrói papel higiênico (quando esqueço de guardar lá no alto) e retira todas as suas roupinhas das gavetas, entre outras coisas, todos os dias, às vezes várias vezes no mesmo dia.

Todas essas ações são proibidas desde sempre. Eu digo que não pode e retiro ele do local, tento distraí-lo com outra atividade. Mas ele volta. E agora descobriu que tem água e uma cestinha com aquela pastilha de cheirinho dentro do vaso sanitário. Acuda!

Ele faz de conta que não me ouve dizer não. Ou até demonstra que ouviu, girando a cabecinha para os lados e agitando o dedinho indicador para repetir "não-não" mas faz o que quer fazer mesmo assim. Será que eu que não tenho talento para fazê-lo identificar meu comando? Minha deusa interior anda cansada de bufar comigo e meu inconsciente já desistiu e foi morar atrás do sofá definitivamente. #50tonsdemanu. kkkk.

Outro dia levei o balde com um pouquinho de água e produto para limpar o tapete da sala. Fiquei atenta, claro, porque balde é um perigo e criancinhas podem se afogar, mas ali era bem pouquinha água mesmo. Desde que me ajoelhei ao lado do balde, disse que ele não podia tocar. Ficou sentadinho me observando e na minha primeira distração, empurrou balde com água e tudo sobre o tapete. Sabe quando parece que faz de propósito? Então... 

Acho que ele está testando seus (e meus) limites. Só queria entender porque não brinca com um dos dezenas de brinquedos que estão espalhados pela casa? Por quê as gavetas da mamãe? Por quê? Por quê? Por que, meldéus

Tá bom, tá bom... Joãozinho é um menino muito espertinho, danadinho e perfeitamente normalzinho pra sua idade né? Eu já sabia que vocês iam me dizer isso, mas quis fazer drama mesmo assim. rerere. #prontopassou


Meu lindo

Aquele toquinho de criança, com um ano e um mês de idade, agora consegue andar com destreza e também tem aprendido muita peraltice nos últimos dias. Faz piu-piu abrindo e fechando as mãozinhas; ergue os bracinhos e vira as mãozinhas pra dizer "babau"; pega o celular e me entrega com uma inflexão na voz que diz algo como "põe musiquinha pra mim" e faz a cara mais feliz do mundo quando obedeço. 

Outro modo de pedir alguma coisa, é com respiração de cachorrinho: aponta para o objeto de seu desejo e funga, fazendo beicinho. Sempre que alcanço o que ele quer, aproveito para falar e repetir o nome das coisas. Espero que a respiração de cachorrinho seja substituída logo por palavras de verdade.

Deu de sentir ciúmes agora. Recebi a visita da minha mãe, cunhadas e sobrinhos e Joãozinho fez respiração de cachorrinho, chorou e até tentou agarrar o braço do priminho Dudu quando o peguei no colo.

Acho que ele tem razão em ter ciúmes do priminho Eduardo. Olha que fofura!!!

Que tem medo da televisão? Televisão? Televisão?

E quando eu pensava que ele não se ligava em TV, surpreendi-me ao notar que ele apontou para a tela, estalou a língua e mexeu os dedinhos para chamar cachorrinho. Tava passando uma reportagem sobre abrigos de cães. Achei lindo de viver mas também fiquei preocupada. 

Já li muito sobre a importância de monitorar a TV e até mesmo de não expor nossos baixinhos à tela antes dos dois anos, abomino a ideia da exposição constante das crianças e quando estamos sozinhos ele assiste pouquinho, por tempo limitado, coisas como a Galinha, o Patati, Cocoricó e agora o Baby Einstein... 

Mas o papai adoooora assistir filmes e nem sempre a gente escolhe (admito) a programação pensando na presença do João. Tá na hora de começar a evitar novelas, telejornais e alguns filmes por aqui né? Se ele reconhece um cachorrinho, logo reconhecerá sangue, tiro, explosão e xingamentos.

Festa e alegria com o vovô Valdemar
Bagunça na certa entre os priminhos

Novidades

Nosso pimpolhinho também incluiu novas palavras ao seu vocabulário bebezístico e parece entender muito mais quando a gente fala. Além de "babau" e dos outros vocábulos que já citei em post anterior, agora ele diz "paxiá" para passear e repete algo como "pug, pug, pug" enfiando o dedinho no umbigo - é muito fofo. Isso porque eu tenho mania de dizer "umbigo-bigo-bigo" brincando com ele. Não pode ver o garoto que trabalha no mercadinho aqui de perto que logo grita "xezááá" para chamá-lo. Cézar adora ele.

Aponta a mãozinha para o próprio peito quando pergunto "cadê o príncipe da mamãe" e voltou a dar piscadelas sedutoras. Também reaprendeu a mostrar a língua.

Fica choramingando quando as visitas vão embora, acenando um tchauzinho com tristeza, e se atendo alguém ao portão conversando pela janela, me puxa pela calça até erguê-lo para ver quem é. Curioso que só. Adora ouvir as pessoas ao telefone.

Na hora das refeições, a novidade é que quer comer sozinho. Pega a colherinha, vira pra si e acerta o nariz, o queixo e finalmente enfia lá na goela. Tá aprendendo e adora a bagunça que faz, embora ainda esteja preguiçoso para mastigar os alimentos. 

Levamos ele ao parquinho do clube, numa tarde dessas, e qual foi a alegria desse piá! Claro que tentou comer areia várias vezes, mas curtiu os brinquedinhos com bastante energia. Foi bem bacana.

Enfim... Joãozinho está em plena atividade física e cerebral, aprendendo sem parar, imitando tudo o que fazemos e ficando cada vez mais dono de si. Felizmente é um menino forte e saudável, embora esteja com o nariz escorrendo pela primeira vez. Desconfiamos que seja uma reação alérgica a esta secura do tempo. Precisamos de chuva. (Cadê a Argentina numa hora dessas? Quando a gente quer sol, ela fica mandando frente fria pra cá né? ara ara!)


Vacinas

Estou na obrigação de fazer um alerta aqui. Levei João para receber as vacinas de um ano e entre elas ele tomou a da Febre Amarela, que estava em atraso. Na semana seguinte, iniciou a campanha de vacinação contra a Gripe e lá fomos nós para a picadinha salvadora. Mas nenhuma das "queridas" enfermeiras do postinho teve a capacidade de perceber que ele tomaria, em menos de 20 dias, a segunda vacina com vírus vivo. Por conta disso, as vacinas da Febre e da Gripe estão sem efeito. Eu já tinha lido sobre isso em algum lugar, mas não registrei a informação.

Só fui me dar conta do erro graças à perspicácia da minha amiga Karine, que me lembrou: não se pode ofertar duas vacinas com vírus vivo sem intervalo de no mínimo 20 dias entre uma e outra. Doutora Tiyoco confirmou. Agora vamos esperar o tempo correr e reaplicar, uma de cada vez.

Colinho da vovó Raquel

Registro importante

Tia Manô e Mimi - ameeeei!
Depois de um ano de muitas promessas, finalmente tia Mimi veio visitar o João. Foi uma tarde maravilhosa, na companhia da tia Manoelita, uma pessoa iluminada. Obrigada pela surpresa minhas queridas. Prometi que ia colocar aqui e aqui está! Amo vocês.

Também vieram nos visitar meu sobrinho Luiz Henrique e sua mamis, Adri. Passamos o dia no shopping, comendo porcaria, brincando no parque e batendo perninhas. Foi tudo de bom. Amei o dia e Joãozinho se diverte muito na companhia do primo. 



Dia de shopping e parque com o priminho

Nesses dias tivemos também a festinha de um ano da Isabela, a doce e linda amiguinha do João, filha da Karine. Amei tudo: tema, lugar, comida, decoração, brinquedos e principalmente ter sido convidada. rerere. Obrigada Kazinha. Vocês são demais. Parabéns pequena Belinha, Deus abençoe sempre.


Com a aniversariante!


Dica do Dia

Olha essa matéria da Info Exame, que legal: Jornalista cria site que reconta notícias do mundo para crianças

Visitei o site, que é produto de uma pesquisa científica, e aprovei. Achei excelente a ideia dela e muito bom o conceito todo. Joãozinho, quando você estiver lendo este post, não deixe de visitar o http://recontando.com/ tá?


Té loguinho

Por hoje, moçada, é isto! Agradeço muito sua visita e de modo especial a todas as pessoas que deixam recadinhos pra gente. Fico tão feliz. Sempre respondo todos. Às vezes demoro, mas respondo. Estou imensamente alegre por saber que meu bloguinho já teve mais de 40 mil acessos. Nunca esperei tanto. Obrigada mais uma vez e beijocas! Sintam-se em casa.


Visitando o papai no trabalho


No fliper do shopping com o Hike

Com o priminho Luiz Henrique

Dia de parquinho


Mamãe adoooora balanço

E tem medo do gira-gira

Anoitecendo


Mateuzinho lindo
Mimi

Tia Manô e Mima 

Mostrando a língua com vovô Valdemar

Na festinha da Isabela

Achou a fonte das pedrinhas que ele tanto ama

E a aniversariante também gostou



3 comentários:

  1. Sobre teimosia: pelo que me parece, João é um tanto esperto e inteligente para a idade. E é da personalidade dele ser teimoso e te testar. Claro que é super normal isso, mas ele faz e volta fazer. Tente outras técnicas, as vezes o não fica sem sentido e acaba se tornando sim. E quanto aos brinquedos, minha filha nessa idade só queria brincar com o que não podia, eu então fazia o que não podia de caixinhas de remédio para ela, ela ficava horas brincando com aquelas caixinhas "proibidas" que eram dela.
    bjos
    #amigacomenta
    wwww.mamaeneura.com

    ResponderExcluir
  2. Vamos aos detalhes da teimosia, ele é um menino, a teimosia já parte integrante do mundo masculino (vem no pacote), não sou mão de menino, mas com dois irmãos e um marido já consegui perceber isso... hehehehe.
    Da vacina eu não sabia disso, boa informação.
    Bjs
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  3. Vai se acostumando que a teimosia só piora com o crescimento deles rsrs
    Cabe a nós termos muita paciencia pra saber lidar com eles e ensina-los bons modos.
    Quando vão ficando mais velhos vão entendendo e começando a obedecer.
    Bjks
    http://www.maevaidosa.com/2013/05/maio-e-o-mes-das-maes.html
    #amigacomenta

    ResponderExcluir

Comenta aí que a mamãe fica faceira! E volte sempre, a casa é sua! :-) Ou me mande um e-mail: emanoellew@gmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...