Páginas

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Manu Professora: voltei ao trabalho, finalmente!

Na visita aos estúdios da RIC TV Record em Curitiba com os alunos

Certa vez meu companheiro de trabalho lá de Tibagi, o fotógrafo Christian Camargo, tirou onda comigo dizendo que se a internet tivesse sido inventada antes, eu teria feito o blog Manu Menina, depois o Manu Mocinha, Manu Mulher e finalmente o Manu Mamãe, de tanto que gosto de escrever e registrar. Nos últimos dias lembrei dele dizendo isso e das risadas rasgadas que dávamos naquele setor de Assessoria de Comunicação da Prefeitura. Lembrei do quanto AMO minha profissão e de como trabalhar e aprender são coisas importantes para mim. Demorou, mas enfim estou de volta à profissão.

Depois do primeiro forte impacto da maternidade, que deixa tudo de pernas pro ar, algumas "facetas de Manu" foram voltando aos poucos. Lá pelo terceiro mês, senti-me mulher novamente, a vaidade foi reaparecendo e as funções de amiga, filha, esposa e irmã também. Porém, neste último ano e meio, abri mão de trabalhar fora para ficar mais pertinho do meu bebê e me dedicar integralmente a ele, ao marido e à nossa casa.

A "Manu Jornalista" ficou encostada num cantinho, ansiosa para voltar, roendo as unhas e tomando cafezinho enquanto sentia aquele bicho carpinteiro a consumir. Tentei quando ele fez seis meses mas não tive coragem. Depois, aos 10 meses do Joãozinho, encarei uma proposta e fui batalhar pelo pão no Diário dos Campos, grande jornal aqui de Ponta Grossa. Mas a empreitada foi frustrada (eu contei aqui) e tive de adiar meus planos mais uma vez. Não me arrependo, afinal tive o privilégio de acompanhar cada passinho do desenvolvimento do meu maior amor, de estar ao seu lado em todos os momentos - coisa que muita mãe gostaria e não pode.

Eis que a vida se encarregou de trazer tudo na hora certa e agora percebo que foi perda de tempo ter ficado tão ansiosa. Chegou minha vez e estou muito, muitíssimo, feliz em poder dizer que voltei! Voltei para ficar, minha gente. Surgiu uma oportunidade, agarrei-me a ela e finalmente tornei-me a "Manu Professora"! Nem imaginava que meu destino iria dar de cara com uma sala de aula, mas é para lá que fui conduzida e é onde agora estou me sentindo mais viva do que nunca.

Estou sim muito empolgada com a nova profissão, procurando aprender o máximo possível e me preparar para oferecer o melhor de mim. Vou fazer parte da vida de muitos estudantes, mediar seu encontro com o conhecimento. Que honra e que grande compromisso assumi.

Estou dando aula na Oficina de Radiojornalismo (adoro) da Faculdade de Jornalismo da Secal, com muito orgulho. Semana passada tive o primeiro encontro com meus alunos e foi muito bacana. Fui super bem recebida pelos colegas, tão generosos e simpáticos, e pelos estudantes, que parecem muito criativos.

Na RPC TV, pouquinho antes do Paraná TV entrar no ar

Nesta semana já tive a oportunidade de viajar com eles a Curitiba, para visita técnica à Gazeta do Povo, RIC TV, Rádio Jovem Pan e RPC TV. Saímos de madrugada e retornamos tarde da noite, mas valeu cada minutinho e toda a canseira. Já tinha um tempo que eu não visitava as redações, muita coisa mudou. Pudemos conhecer o processo de criação dos desenhistas, fotógrafos, parque gráfico, estúdios e até assistir ao vivo e de pertinho a apresentação do Paraná TV segunda edição. Amei ainda reencontrar a colega de classe Paola Manfroi na RPC TV e minha querida amiga Taina Bubniak na Gazeta. Momento especial (tô na expectativa e na torcida com você, Tai).

Foi também a primeira vez que passei tanto tempo longe do Joãozinho. Como as aulas são apenas duas noites por semana, não precisei pôr ele em escolinha, ainda, e ficamos somente algumas horinhas distantes. Já no dia da viagem, foram mais de 15 horas sem contato. O marido cuidou dele pela manhã e à tarde meu príncipe ficou com a Rose, amada, na casa da cunhada Danielle. Ele se comportou bem, não fez chororô, comeu e dormiu direitinho porque é um lindo e só dá orgulho para a mamãe.

À noite, a diversão foi grande com a tia, prima e papai. E ele estava dormindo quando finalmente cheguei. Meu filho passou um dia inteiro sem mim e adormeceu sem mamar!!! Pela primeira vez. Fiquei um pouquinho decepcionada, porque no fundo queria que ele estivesse me esperando todo manhoso, rara. Mas o resultado foi ótimo. Estou mais do que satisfeita por saber que, apesar de morrer de saudade dele, já posso retomar minha vida profissional! Mais alegre ainda com as novas amizades que estão acontecendo.

Enfim... Um passo de cada vez. E este foi um passo muito importante. Obrigada a todos, em especial à minha coordenadora Melina Santos, que me deram esta oportunidade. E que Deus oriente minhas ações, para que eu seja útil e positiva na vida das pessoas com quem começo a conviver agora.

Beijos, meus amigos e amigas queridos! Espero seu comentariozinho dizendo como foi sua volta ao trabalho depois dos filhos.

:-)
RIC TV Record 
Tirando onda na bancada dos âncoras


8 comentários:

  1. Manu, esse é um passo muito importante e como disse: veio na hora certa e do jeito certo :)
    Felicidades no novo emprego! Ps: eu não consegui largar o trabalho em momento algum. Deixei ele flexível, mas sinto necessidade de produzir.
    Beijos grandes.
    Fabi
    Mulher & Mãe
    #amigacomenta


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabi... eu saí em licença-maternidade de seis meses, depois tive férias e chegou o Natal. Resolvi esperar até janeiro, achei emprego em fevereiro e não deu certo. Aí procurei bastante e só agora algo que eu possa fazer deu certo. Não tenho babá, empregada e nem família aqui onde moro. A irmã do meu marido trabalha fora, preferi poupar a sogra e escolinha não tinha dado pra gente. Enfim... senti muita falta do trabalho e espero ter agora mais oportunidades, aos poucos.

      Excluir
  2. Estamos felizes com as suas aulas (mesmo tendo apenas 2). Ótima professora, competente, simpática e dedica. Obrigada, prô.

    Beijocas ;)
    Bhya Amabylle.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu adorei a turminha do quarto período. Já tinha ouvido falar bem e me surpreendi ainda mais ao conhecê-los. Gente criativa, disposta, animada! Gostei muito. Espero que tenhamos um semestre super divertido Bhya! :)

      Excluir
  3. Sucesso no retorno!
    Tudo vai dar certo!
    beijos
    Lele
    #amigacomenta
    www.eueleeascriancas.com.br

    ResponderExcluir
  4. Que legal, Manu!
    Boa sorte no retorno e sucesso no trabalho!
    Bom final de semana para vocês!
    Beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. É revigorante ter todas as nossas facetas satisfeitas!!
    Bom retrno! Vc vai ver q depois dessa injeção de animo férias como a minha é moleza kkkkkk
    Bjs
    Mari
    #amigacomenta
    http://maricriando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Boa sorte nesse retorno, tudo de bom, como vc mesma diz: Um passo de cada, de vagar vc chega lá.
    Bjs e sucesso
    #amigacomenta

    ResponderExcluir

Comenta aí que a mamãe fica faceira! E volte sempre, a casa é sua! :-) Ou me mande um e-mail: emanoellew@gmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...